Agricultura sintrópica: conheça o sistema que reutiliza plantas

Desenvolvido por um suíço, técnica é revolucionária e ajuda a reduzir riscos ao meio ambiente

Da Redação


Você já ouviu falar sobre sintropia? Trata-se de um conceito semelhante ao conceito de entropia, ou seja, de que a tendência das coisas é o caos, e a sintropia tem seu foco na capacidade de um sistema de organizar harmonicamente. Assim funciona a sintropia na agricultura: primeiramente, trata-se de uma mudança no olhar de quem planta e cultiva. Foi desenvolvida por Ernst Götsch, suíço que discorre sobre o conjunto de teoria e prática sintrópica, para que os processos naturais sejam introduzidos na prática da agricultura. 

 

Tudo começou quando Götsch veio da Suíça para o Brasil, em meados dos anos 80, com estadia na Bahia. Lá, em território baiano, o pesquisador e agricultor suíço passou a cultivar de uma maneira diferente da que é tradicional no Brasil: o foco do cultivo passou a ser a regeneração e a conservação da mata natural do espaço, ao mesmo tempo em que se plantavam culturas para fins comerciais. Essa relação entre natureza e cultura prevê a preservação das matas e dispensa qualquer tipo de produto químico, que, teoricamente, poderia melhorar a qualidade do solo, ou seja, agredindo-o muito menos. Thiago Tadeu Campos, especialista em agricultura orgânica, ressaltou que a prática de Göstch tem feito muito sucesso na agricultura orgânica e na agrofloresta.

 

Como funciona na prática

Sem dúvidas, a sintropia traz um objetivo que é muito desafiador: o equilíbrio entre a natureza e o desmatamento para manter as atividades comerciais. A agricultura é, por essência, muito prejudicial ao meio ambiente, pois pode causar erosões no solo, poluição e desertificação, além de poluir fontes de água doce (e salgada também). 

 

Para começar o processo de agricultura baseada em sintropia, é necessário, em primeiro lugar, escolher quais espécies serão cultivadas – estas espécies devem ser escolhidas com base nas que não demandam tanto do solo e que, ainda, são capazes de incentivar o ciclo natural do plantio. O ideal é distribuir o material orgânico que sobrou da roçagem em ninhos, e, depois, acrescentar as mudas e as sementes das espécies escolhidas. Por estar coberto, o solo fica menos suscetível a erosões. 

 

No geral, as atividades da agricultura baseada em sintropia consistem na capina seletiva (remoção das plantas, quando maduras), na poda das árvores e, em seguida, na distribuição de galhos e folhagens, como dito anteriormente, como uma forma de adubo. Se insetos aparecerem, significa que o cultivo vai mal, e, por isso, devem ser revistas as necessidades do cultivo, para que os insetos saiam da cultura.

 

Entre os principais benefícios deste tipo de agricultura, estão a preservação do meio ambiente, o reflorestamento orgânico de áreas desmatadas, mais qualidade aos produtos cultivados (visto que não são usados agrotóxicos) e, ainda, há uma economia no valor do transporte dos materiais se adotar o método de aluguel de carros em SP

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!