11 dúvidas sobre a cobertura para sinistro contra terceiro no seguro auto

Da Redação


Ao fazer um seguro de automóvel o contratante obterá diversas coberturas, dentre elas está a de responsabilidade civil.

A responsabilidade civil é a obrigação de reparar algum dano causado a outra pessoa. E, em um seguro de automóveis, a pessoa que o contrata está protegendo outros motoristas e pedestres de danos materiais, morais e físicos.

Mas essa cobertura em específico traz muitas dúvidas aos contratantes dos seguros. Portanto, veja algumas respostas para as perguntas mais comuns.

Principais perguntas sobre a cobertura para terceiros

Saiba quais são as principais dúvidas e obtenha as respostas para elas.

Cobre dano material?

Sim, o seguro auto possui cobertura de danos materiais para acidentes que possam acontecer. Isso inclui reparos de danos a veículos, muros, residências e fachadas de lojas.

Cobre dano físico?

Os danos físicos, pessoais ou corporais irão cobrir as despesas médicas e hospitalares da pessoa, chamada de terceiro, envolvida.

Isso pode ser resultante de atropelamentos, colisões, batidas e quaisquer outros. Além do mais, acidentes como esses podem levar a situações de morte ou invalidez, seja parcial ou permanente.

Nesse caso o seguro também cobre a indenização que deve ser paga nesses acontecimentos.

E danos morais?

Os danos morais também são cobertos, e podem ser causados quando se perde o controle de situações. Portanto, você estará coberto caso precise de respaldo judicial.

Tem franquia?

Esse seguro não funciona com franquias, mas o que isso significa? Isso significa que se você precisar acionar o seguro em caso de sinistro, não precisará pagar nada pela reparação dos danos aos terceiros.

Porém, se o dano for no seu próprio carro existirá uma certa quantia a ser paga, sendo ela a franquia.

Posso utilizar mais de uma vez?

Sim, a cobertura pode ser usada mais de uma vez, mas se espera que isso não aconteça. Afinal, estamos falando de vidas e acidentes perigosos.

Mas é bom conhecer e entender sobre a cobertura, se você contratou 30 mil no seguro, este é o valor que irá cobrir os danos. Porém, em um acidente que custe R$15 mil de reparo, você só terá mais R$15 mil para futuros acontecimentos.

Quando acionar a cobertura de responsabilidade civil?

A cobertura deve ser acionada quando você for o autor do seguro, ou seja, o responsável que irá assumir a culpa. Se for a vítima não estará hábil para fazer a solicitação do mesmo.

Qual o prazo para pagamento da indenização?

O prazo para que a indenização da cobertura dos sinistros a terceiros seja paga varia de seguradora para seguradora.

Porém, em muitas delas esse prazo não dura mais que 30 dias, sendo até mais rápido.

Como acionar a cobertura em caso de sinistro?

Quando o sinistro ocorrer você pode entrar em contato com a sua seguradora pelos canais de atendimento que ela possui, sejam eles WhatsApp, e-mail, telefone ou outros.

Dependendo da empresa, pode ser feito um atendimento online em que o sinistro é preenchido de forma rápida.

E o prazo para reparos no veículo?

O prazo para que a indenização para reparo do veículo seja feita, também se assemelha ao prazo da indenização geral. São aproximadamente 30 dias.

Dirigir alcoolizado e sofri um acidente...

Caso você esteja dirigindo bêbado no momento em que o acidente envolvendo terceiros ocorra, você não será coberto nesse caso. Como contratante você não terá direito de solicitar essa cobertura.

E muitas seguradoras pedem a realização de um teste de bafômetro. Lembre-se que dirigir embriagado é crime, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar consequências para a vida toda, seja a sua ou a do próximo.

Vale a pena fazer a contratação?

Essa pergunta fica na cabeça de muitos contratantes, pois acreditam que isso nunca vai acontecer com eles. Mas é como a famosa frase: acidentes acontecem mais frequentemente do que esperamos.

E com esse seguro, você estará pronto para lidar com esse tipo de situação. Ela não será um prejuízo financeiro grande para você e nem mesmo para a outra pessoa envolvida nele.

A responsabilidade civil, como diz o nome da cobertura, deve estar presente nesse momento.

Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre essa cobertura específica em seguros de automóveis, pode começar suas pesquisas e cotações. Busque um corretor de seguros para falar sobre todas as suas necessidades. Com Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!