Volta ao mundo pelo paladar: explore a diversidade gastronômica de São Paulo

O destino pode ser pelo Havaí, Vietnã, China, Mongólia, Turquia, Cuba, Japão, Itália, Portugal, Índia, entre outros

Da Redação


São Paulo é uma cidade formada por muitas outras cidades, não apenas do próprio Brasil, mas de várias partes do mundo. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, até 2021, foram registrados mais de 360 mil estrangeiros legais residindo na cidade. Não à toa, é considerada a cidade mais populosa da América Latina, possuindo o maior centro multicultural do país, representando um pedacinho de cada parte do mundo em sua cultura, desde a música até a culinária.

Já imaginou que, ao andar pelas ruas da capital paulista, você pode encontrar uma imensa diversidade de sabores de vários países diferentes? É possível encontrar restaurantes havaianos, vietnamitas, chineses, peruanos, mongol, cubanos, árabes, japoneses, italianos, portugueses, indianos, entre muitos outros. Inclusive, foi essa vasta oferta da culinária internacional que conferiu, em 1997, o título a São Paulo de Capital Mundial da Gastronomia, a exemplo de cidades como Nova York, Paris, Lisboa, Roma, Buenos Aires e Tóquio. O título foi conferido por representantes de 43 países, que se sentiram representados gastronomicamente na cidade da garoa.

Portanto, se você quiser dar a volta ao mundo por meio do paladar, sem ter que sair do Brasil, São Paulo é a melhor pedida. Explorar essa riqueza de sabores é uma aventura que serve para moradores e turistas, que querem aumentar o seu repertório cultural gastronômico, e para empreendedores, que pensam em se especializar na área e estão em busca de cursos de gastronomia e de novos sabores.

Iniciando a volta ao mundo

Com uma diversidade imensa de sabores espalhada pela capital paulista, selecionamos alguns restaurantes para você colocar no seu circuito gastronômico. 

- A Casa Búlgara é uma lanchonete de doces e salgados tradicionais da Bulgária. Fundada há 47 anos pela israelense Lina Levi, a lanchonete fica localizada na Rua Silva Pinto, no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo. Entre os carros-chefe do local, estão as Burekas, um salgado feito de massa folhada que pode receber recheio doce ou salgado.

- O Bánh Mì Vietnam é um restaurante que serve comida vietnamita, localizado na Bela Vista. O lugar é muito charmoso, com atendimento excelente e preços ótimos. Para quem passar por lá, não deixe de experimentar o caldo clássico da casa, Pho Bo, e o saboroso Bao, que pode servir como entrada. Como o ambiente é pequeno, para comer no restaurante, precisa fazer reserva, mas também pode pedir as refeições por delivery. 

- A Feira da Katunta é um excelente ambiente para experimentar a cultura boliviana. Não é um restaurante fechado, mas você pode experimentar a culinária desse país nas várias barracas que se localizam ali. Não deixe de pedir as empanadas e o Mocochinchi, um suco de pêssego desidratado, além da sopa Maní. A feira ocorre todo domingo, a partir das 11h, na praça Katunta, perto da Estação Armênia. É impossível não sair com um novo prato e bebida favorita a cada visita. 

- O Tantra Mongholian Grill é um restaurante inspirado na culinária mongol, localizado na Vila Olímpia. Lá, você pode pedir um cardápio pronto ou montar o seu próprio prato com os temperos e ingredientes que quiser. Para quem não tem muita experiência com tantos temperos diferentes, eles disponibilizam algumas receitas pelo local. Não deixe de experimentar o trio ceviche, composto por salmão no maracujá, tubarão no shoyu e gergelim, peixe branco no leite de coco e chips da terra.

- A Bakeri Nord é uma padaria norueguesa localizada em Campos Elíseos. Entre os pratos mais tradicionais com sabor de Noruega, estão a torta Fyrstekate, feita com amêndoas e limão siciliano, e o Vaffe, feita com cardamomo e calda de amora, morango e mirtilo. Para beber, qualquer bebida com limão siciliano, que é a especialidade da casa. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!