Dicas de como ter um home office mais confortável e produtivo

Para aumentar a qualidade de vida e os resultados profissionais trabalhando de casa, é preciso criar rotinas e hábitos saudáveis

Da Redação


Potencializada pela pandemia da Covid-19, a cultura do trabalho remoto conquistou empresas e trabalhadores em todo o país. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), um ano e meio após os primeiros lockdowns nacionais, existe um nível alto de satisfação entre aqueles que trabalham de casa. 

 

Os números averiguados pelo estudo mostraram que 78% querem se manter em home office, enquanto 14% preferem voltar aos escritórios e 8% se posicionam como indiferentes. Esse modelo tem obtido sucesso no mercado de trabalho, devido, principalmente, às vantagens financeiras e aos benefícios relacionados com praticidade e flexibilidade.

 

No entanto, os aspectos estruturais e de rotina de produtividade no home office exigem atenção, a fim de evitar prejuízos e/ou desgastes na saúde emocional e física. Essa responsabilidade deve ser compreendida e acordada entre empregador e funcionário, visto que as consequências são capazes de alcançar essas duas frentes. 

 

Home office saudável

Para que o trabalho possa ser feito com segurança e qualidade, é inevitável que o empregado tenha um espaço adequado para desenvolver as suas atividades. De igual maneira, deve-se estabelecer horários e métodos laborais que o protejam contra doenças ocupacionais e, ao mesmo tempo, sejam capazes de melhorar a performance e os resultados. Separamos três dicas importantes para alcançar esse equilíbrio:

 

Monte uma estrutura de qualidade

Os riscos de ter um escritório caseiro improvisado reverberam, especialmente, na saúde. Dentre os mais recorrentes, estão as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios que ocasionam cefaleia e dores musculares. De modo a evitar a sobrecarga na musculatura, tendões e articulações, profissionais da saúde recomendam a instalação de mobília ergonômica que considere as necessidades de cada indivíduo. 

 

Em termos práticos, isso significa que, no lugar onde se trabalha, a mesa deve ter uma altura correta (cerca de 65 cm para mulheres e 70 cm para homens); iluminação apropriada; distanciamento de 50 a 90 cm da tela do computador; e uma cadeira de escritório confortável e própria para o peso e a postura do trabalhador.

 

Crie um cronograma de atividades

O segredo para ter um bom desempenho profissional fora do ambiente empresarial se chama planejamento. Por isso, ter uma organização das demandas semanais e ordená-las por prioridade otimiza o tempo gasto nas tarefas e, consequentemente, viabiliza um fluxo mais assertivo de entregas e resultados. Lembre-se, porém, de montar um esquema flexível o suficiente para abarcar demandas extraordinárias que podem surgir de maneira inesperada e urgente.

 

Faça pausas estratégicas

Embora o home office permita que se concilie atividades domésticas com as do escritório, a junção desses afazeres pode se tornar um problema futuro. O mais adequado é realizar o cuidado da casa antes de iniciar o horário de trabalho ou durante as horas de descanso para o almoço. Pequenas pausas para o lanche da manhã e lanche da tarde, de 10 a 15 minutos, apesar de parecerem pouco representativas, são essenciais para evitar a fadiga laboral. Além disso, contribuem para um foco mais assertivo e a redução do tempo gasto com distrações.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!