Gestão por competência: técnico ou comportamental, o que priorizar?

É importante delegar tarefas para os colaboradores com habilidades para tanto

Da Redação


As empresas ficam cada vez mais complexas com todo o arsenal tecnológico que adentra o mundo profissional progressivamente. Assim, surgem novas demandas organizacionais para dar conta das tarefas de uma organização. A gestão por competência emergiu nos últimos tempos para que os recursos humanos sejam alocados de forma eficaz.

 

Organiza-se o uso de colaboradores para dar conta de tarefas com base em sua capacidade. As tarefas são delegadas de maneira mais assertiva, o que leva a empresa a obter melhores resultados. É importante que se avalie as competências de cada colaborador, para que se possa aproveitar suas habilidades para a solução de problemas.

 

É fundamental que as empresas tracem um mapeamento de seus colaboradores e seus padrões de desempenho, somados a suas experiências. Promove-se assim um alto desempenho organizacional, visando a consistência nos resultados e fortalecendo a forma de trabalhar.

 

É preciso também diferenciar as competências técnicas das comportamentais. As técnicas englobam habilidades e conhecimentos essenciais para desempenhar uma determinada tarefa. É uma série de conhecimentos práticos para que a tarefa seja executada, como, por exemplo, ter domínio de um software específico.

 

Já as competências comportamentais levam em conta a atitude do colaborador, que pode ajudar no desempenho de uma tarefa. Por exemplo, um colaborador pode ser muito desenvolto em sua comunicação oral, o que pode ajudar no desempenho de uma tarefa que requeira essa habilidade. É preciso entender qual o melhor profissional para executar tal tarefa.

 

Uma melhor eficiência operacional pode ser conquistada com o trabalho voltado à gestão de pessoas. É importante focar no aumento da produtividade, mas de maneira que os colaboradores se sintam parte do processo de desenvolvimento da organização. Uma tarefa executada de forma eficaz pode reduzir o tempo de trabalho, já que mapeia as consequências de seus colaboradores.

 

A empresa precisa avaliar quais são as competências necessárias para completar uma tarefa e selecionar os melhores colaboradores para tanto. A gestão de pessoas é um fator com extrema importância dentro de uma organização. No entanto, há outros tipos de gestão que se fazem necessários prestar atenção.

 

Na gestão de frotas, por exemplo, que é o gerenciamento de veículos de uma empresa, é possível pesar se vale a pena fazer uma gestão com frota própria ou alugada, em que não é preciso se preocupar com a manutenção do veículo e contar com veículos de última geração. É preciso traçar as melhores estratégias para o bom funcionamento da empresa.

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