A importância do employer branding na retenção de talentos

Marcas empregadoras podem reter talentos e atrair outros novos

Da Redação


Ter funcionários valorosos para a empresa é o sonho de todo empreendedor, principalmente aqueles que almejam uma empresa de sucesso tanto para os clientes quanto para os funcionários. Construir uma boa relação entre empresa e funcionário pode ser um desafio, e mais desafiante ainda é reter os funcionários para não perder talentos. Para isso acontecer, são necessárias algumas estratégias que mudam todo o cenário para quem administra uma empresa: trata-se de employer branding, ou seja, “marcas empregadoras”. 

O que são marcas empregadoras, ou employer branding? 

Uma employer branding nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing para criar uma imagem positiva sobre trabalhar em determinada empresa. Isso, na prática, atrai mais talentos para as etapas de recrutamento e seleção, visto que mais pessoas procurarão se candidatar a vagas de uma empresa.

Dentre os principais benefícios do employer branding, estão a otimização do tempo de recrutamento, além de atrair talentos mais interessantes no setor de RH (Recursos Humanos) e reter talentos. Tudo isso tem que vir com uma boa estratégia de bem-estar dos funcionários que já estão na empresa, pois eles servem como base da cultura de um negócio. 

Quando bem executada, a estratégia pode fazer com que os colaboradores prefiram se manter na empresa, em vez de se disponibilizar no mercado, e consequentemente, atrai outros possíveis interessados para as vagas, sem que haja uma grande procura por parte do time de RH.

Como aplicar estratégias de employer branding no seu negócio

O primeiro e mais crucial passo para aplicar o employer branding na sua marca é focar na cultura organizacional das suas equipes. Fazer um alinhamento de valores e ambições com seus colaboradores ajudará (e muito!) a definir quais serão as estratégias de employer branding que você usará, pois os funcionários devem estar em sintonia com a visão da empresa. Isso passa uma boa imagem, além de provar a veracidade dos relatos.

Uma estratégia interessante é engajar o setor de RH com as principais tendências no mercado, garantindo que os pré-requisitos, benefícios, salário e atividades são realmente compatíveis com os perfis buscados – se a sua empresa busca por um funcionário formado em engenharia civil, quais são as expectativas sobre este funcionário? Em qual nível ele melhor se enquadra? 

Estar presente em plataformas de recrutamento, como o LinkedIn, ajuda as pessoas a enxergarem a marca com outros olhos, principalmente quando os resultados de onboarding e ações da empresa são divulgados como maneira de moldar uma reputação no mercado. Outro ponto importante é investir bastante, a começar pelos próprios colaboradores – uma universidade corporativa, visando o aperfeiçoamento da sua mão de obra, é perfeito para reter talentos no seu negócio.

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