Com aumento de casos, saiba diferenciar rinite de coronavírus

Tempo seco e baixa temperatura causam problemas respiratórios; conhecimento dos sintomas auxilia no tratamento especializado

Da Redação


No inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias, em razão do tempo seco e da baixa temperatura. Como os sintomas destas doenças são semelhantes, conhecê-los facilita no atendimento médico e no tratamento. Então, como diferenciar rinite, asma, gripe, resfriado, sinusite e Covid-19?

 

Os sintomas característicos do coronavírus são: febre ou calafrios, tosse, dificuldade para respirar, fadiga, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, dor de garganta, nariz entupido, náusea, vômito e diarreia. Especialistas recomendam atendimento médico, realização do teste RT-PCR, o mais confiável para detectar a presença do vírus, evitar contato social e fazer o tratamento indicado.

 

Como vivemos ainda a pandemia, os casos detectados são assintomáticos ou graves, necessitando de internação hospitalar ou até de tratamento em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), portanto as orientações dos cuidados sanitários devem ser respeitadas.

 

Com parte da população brasileira vacinada com todas as doses, uso de máscaras em ambientes fechados e higienização adequada, permitiu-se o tratamento em casa e evitou-se muitas perdas de vida. Tanto é que, quando estas medidas preventivas não são respeitadas, ocorre o aumento de casos.

 

A gripe comum caracteriza-se por febre alta, mal-estar, tosse, calafrios, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e de garganta. Normalmente, dura até 2 semanas, e evitar o contato social é importante, pois a gripe é contagiosa através de mãos infectadas, tosse ou espirros, e os sintomas são repentinos e intensos.

 

O resfriado, diferentemente da gripe, apresenta sintomas mais leves, inicia-se de maneira lenta e dura de 2 a 4 dias. Normalmente, são: congestão nasal, coceira no nariz, garganta irritada, tosse, coriza e febre baixa. 

 

Já a sinusite atinge as mucosas dos seios da face, e a inflamação pode ser por causa bacteriana ou viral. Quando aguda, os sintomas são brandos e duram menos de 12 semanas. Os indícios são: obstrução ou secreção nasal, dor na região próxima aos seios da face e febre. 

 

Os  principais sintomas de rinite são os espirros frequentes e sequenciais, causados pela inflamação e irritação da mucosa nasal, coceira no nariz, garganta e olhos, além de coriza. A motivação é a sensibilidade respiratória pela presença de poeira e ácaros, pelos de animais, perfumes, entre outros fatores no ambiente.

 

Preventivamente, é preciso: ingerir bastante água, sucos e chás; manter uma alimentação equilibrada e saudável; e realizar limpeza e umidificação dos ambientes, mantendo-os  arejados. Mas, a qualquer sintoma, recomenda-se procurar orientação e tratamento médico.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!