Levantamento aponta relação dos brasileiros com o plano de saúde

De acordo com pesquisa encomendada pela Anab, mais de 80% dos brasileiros com convênio médico não pensam em deixar a assistência.

Da Redação


Contratar um plano de saúde ainda não é realidade para a maioria das famílias brasileiras e o principal fator é a questão financeira, que soma além de 75% da opinião dos usuários do SUS que participaram do levantamento encomendado pela Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios).

Desses, 33% relataram a dificuldade na contratação de um convênio médico, enquanto 23% consideram os serviços oferecidos pelas operadoras ruins e 22% alegam contar com serviço de saúde pública boa na região em que moram.

Entre os brasileiros que contam com plano de saúde, menos de 58% dos entrevistados contam com cobertura limitada e contratação com custo baixo. Destes, 75% não possuem despesas médicas (profissionais e procedimentos) fora da rede credenciada e 53% não possuem plano de saúde com coparticipação.

Sobre a percepção de gastos mensais, o levantamento aponta que os que possuem convênio médico acabam tendo um gasto maior com saúde, em relação aos que efetuam o pagamento das despesas médicas. Conforme apontado no levantamento, quem possui plano de saúde pode gastar, em média, pouco mais de R$ 580,00, enquanto os que pagam pelas despesas médicas, esse valor pode chegar próximo a R$ 310,00, em média.

Contar com um plano de saúde ainda está entre prioridade entre muitas famílias brasileiras

O levantamento ainda mostra que, ao listar prioridades, o plano de saúde fica em segundo patamar (para 22% dos usuários do SUS e os que pagam as despesas médicas), com apenas a despesa com a casa própria na frente (71% usuários do SUS e 60% para os que pagam as despesas médicas).

Para os entrevistados, carro próprio, lazer e outras despesas ficam atrás do investimento em um convênio médico. Já entre os que possuem um plano de saúde, 83% deles alegam temer perder o benefício.

Portanto, contar com um convênio médico é fundamental para a maioria dos que participaram do levantamento em todos os segmentos pesquisados.

Qual é o principal atrativo para contar com um plano de saúde?

Em geral, as pessoas são atraídas em contratar o plano de saúde especialmente pela agilidade no atendimento, já que no sistema público um procedimento pode levar meses para ser realizado, conforme a região que o paciente mora e o tipo de exame ou outros.

E para provar essa afirmação, após obter a opinião de 310 possuidores de convênio médico, o estudo apontou que a rapidez no atendimento é o principal motivo para 39% deles. Contar com acompanhamento contínuo e a tranquilidade e segurança, são os motivos para contratar o plano de saúde para 11% e 9% deles.

Outros alegam que não precisar depender do SUS contribui para se manterem mais saudáveis (8%), assim como a melhora na saúde por realizar o check-up (5%), qualidade no atendimento (4%), o acesso a consultas com especialistas (4%), redução no tempo de espera no PA (3%), bem como a facilidade para marcação de exames e consultas (3%) são os principais motivadores para contar com o plano, nessa ordem. Apenas 7% não souberam responder.

Como contratar um bom plano de saúde?

Para contratar uma das melhores operadoras de plano de saúde, é preciso realizar algumas pesquisas. Existem sites especializados em fazer rankings, que informam problemas que os usuários tiveram e como foram resolvidos, mostram a opinião dos usuários de determinada operadora, entre outros que contribuem com essa pesquisa.

Entre eles, o Reclame Aqui, redes sociais da própria empresa e até mesmo a opinião de amigos e familiares. Além disso, navegar no site da operadora para conhecer mais os serviços oferecidos é essencial antes de assinar o contrato.

Confira a lista de profissionais, laboratórios, hospitais credenciados, bem como a área de atendimento. Analise o tipo de plano oferecido, ou seja, se ele possui as coberturas que você deseja. Vá além de comparar os preços entre as operadoras. Com Andreia Silveira, editora de conteúdo no site PlanoDeSaude.net.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!