TPM: como reduzir e amenizar os sintomas

Uma rotina de hábitos saudáveis ajuda o corpo e a mente durante esse período que precede a menstruação

Da Redação


Muitas mulheres sofrem com os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual (TPM). Nesse período que precede a menstruação, pode aparecer uma série de sintomas tanto físicos quanto psicológicos que afetam a mulher. A flutuação hormonal influencia no funcionamento do corpo. O estilo de vida e outros fatores podem, no entanto, influenciar nesse período e ajudar a manter o organismo equilibrado, reduzindo os sintomas da TPM.

 

Os sintomas podem surgir no corpo na forma de dores de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, entre outros. Já os sintomas emocionais englobam depressão, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e insônia. Para diminuir os sintomas desagradáveis que podem surgir na TPM, o ideal é manter uma rotina equilibrada.

 

Praticar exercícios físicos é essencial para aliviar diversos dos sintomas da TPM. A produção de endorfina durante os exercícios ajuda o bem-estar do organismo. A prática de atividade física também faz com que melhore a circulação sanguínea, além de acelerar o metabolismo. Além de fazer bem para o corpo, também faz bem para a mente, diminuindo a ansiedade e a depressão.

 

A prática da meditação e do mindfulness também pode ajudar durante esse período. Acalmar a mente e olhar para o agora pode ser um trunfo para combater a irritação e o estresse. Técnicas de respiração e atenção plena geram benefícios para o corpo e para a mente, reduzindo diversos dos sintomas da TPM.

 

É fundamental também que se tenha uma dieta balanceada, com nutrição e hidratação adequadas. O corpo necessita de quantidade suficiente de vitaminas e minerais para funcionar bem. Caso não ingira o suficiente através da nutrição, pode-se fazer uso de suplementos, como as vitaminas do complexo B, que foram apontadas por cientistas como essenciais para aliviar os sintomas tanto físicos quanto mentais da TPM.

 

Para reduzir os sintomas da TPM, vale também apostar em chás naturais. Alguns deles são calmantes e ajudam a aliviar a tensão durante esse período, como o de maracujá. Já para desinchar nesse período, é possível fazer chás diuréticos como o de erva-doce ou camomila. Beber bastante líquido, de uma maneira geral, é essencial para manter o bom funcionamento do corpo, principalmente durante a TPM.

 

Especialistas também indicam ser fundamental evitar ou diminuir o consumo de cigarro e álcool. A cafeína, o açúcar e o sal também devem ser reduzidos para que se contribua com a melhora dos sintomas da TPM. Hábitos saudáveis ajudam o organismo nessa missão. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!