Senai e Atvos realizam aula inaugural de curso para pessoas com deficiência em Rio Brilhante

Fiems


O Senai e a Atvos Agroindustrial realizaram nesta quarta-feira (19), em Rio Brilhante, a aula inaugural do curso de assistente administrativo, voltado para pessoas com deficiência. O curso integra o projeto Mova – Modelo Vivo de Aprendizagem, que oferecerá capacitação profissional gratuita à comunidade local onde a Atvos atua. A Prefeitura de Rio Brilhante é parceira no projeto.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante e contou com a presença do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, além de representantes da companhia e de autoridades municipais.

Fruto de uma parceria entre Senai, iniciativa privada e setor público, o curso vai atender inicialmente 17 pessoas com deficiência, preparando-as para novas oportunidades do mercado de trabalho.

 

Falando aos novos alunos, Rodolpho Mangialardo destacou que o objetivo do curso é transformar a vida das pessoas por meio do trabalho e da qualificação profissional. "O mercado de trabalho vai estar de olho em vocês, por conta do diferencial e da capacidade adquirida nos cursos. Isso vai abrir portas para que vocês conquistem seus sonhos. Contem com o Senai e desejo que vocês tenham muito sucesso", afirmou.

O curso prevê 800 horas-aula ministradas por instrutores do Senai, com conteúdos sobre a rotina administrativa das empresas, conhecimentos de informática, comunicação oral e escrita, além de relacionamento interpessoal. As atividades serão realizadas na sala contêiner entregue pelo Senai ao município na última segunda-feira (17). A primeira turma tem previsão de formatura em agosto de 2023.

O gerente de pessoas e administração do Polo Sul da Atvos, Érico Baracho, agradeceu as parcerias firmadas que viabilizaram a realização do projeto.  "Primeiramente quero agradecer às famílias, que são o elo de ligação com nossos alunos. Agradecemos também ao Senai, que esta nessa empreitada conosco desde o início. E não podemos esquecer da parceria com o poder público. É com muito orgulho que estamos realizando esse projeto", disse.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adão Evandro Pereira, destacou a importância da parceria do município com o Senai para investir na formação profissional em Rio Brilhante. "A gente vê que o Senai é um celeiro de onde saem os melhores. Ter essa instituição trabalhando conosco e com as empresas da região é algo que nos enche de esperança", disse.

Cristina de Abreu Lima Cristal, mãe de aluno, falou em nome da primeira turma e se emocionou ao relembrar a luta das famílias para garantir a autonomia de seus filhos com deficiência. "Quando ligaram falando do projeto, quase não acreditei. Eu achava que minha filha nunca ia sair debaixo da minha asa. Está sendo um momento único na nossa vida", contou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!