Nova Andradina participou do curso inédito sobre Codificação de Causa Básica do Óbito

SES


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou o 1º Curso de Codificação de Causa Básica do Óbito, oferecido pelo CIEVS-MS, representado pela Gerência Técnica dos Sistemas de Informações (GTIS). O evento contou com a presença da palestrante Denise Guerra Wingerter, Interlocutora dos Sistemas de Mortalidade e Nascidos Vivos do Rio Grande do Norte.   

A capacitação de Codificadores de Causa Básica do Óbito se faz necessária a partir da revisão em vigor da Classificação Internacional de Doenças, atualmente CID-10, com foco nos municípios que realizam a codificação e possuem profissionais no seu quadro, sendo este de extrema importância para o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

O codificador interpreta as informações contidas no Modelo Internacional de Atestado Médico de Causas de Morte à luz das disposições correlatas da revisão em vigor da Classificação Internacional de Doenças, as chamadas “regras de mortalidade”, e assim classifica as causas de morte.

Para a gerente Técnica dos Sistemas de Informações, Joseane Recalde Demenciano, “o intuito deste curso foi promover a qualificação profissional dos trabalhadores das Secretarias de Saúde, responsáveis pela codificação da causa básica do óbito, refletindo na qualidade dos dados inseridos no sistema de mortalidade e impactando diretamente no aprimoramento das ações em vigilância em Saúde do nosso Estado”.

Municípios que participaram da capacitação: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Coxim, Campo Grande, Nova Andradina, Paranaíba, Aquidauana, Ponta Porã e Jardim.

O curso possui carga horária total de 60 horas, sendo 40h em modalidade presencial e 20h em modalidade virtual. Esta capacitação contou com conteúdo: teórico-prática com manuseio dos volumes da CID-10 e aplicação de regras, contando com auxílio do instrutor. Cada integrante do curso recebeu um material de apoio composto por quatro apostilas, que servirão de aporte teórico para o desenvolvimento das atividades programadas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!