Pacientes idosos: por que o atendimento home care pode ser ideal?

Atendimento a domicílio para idosos é muito mais eficaz e garante a saúde física e psicológica dos pacientes

Da Redação


Quando ficamos mais velhos, muitas mudanças começam a acontecer no nosso corpo. As doenças começam a aparecer em maior escala e são mais preocupantes se não forem tratadas corretamente. Por isso, para evitar que seu ente querido esqueça de tomar as medicações ou mesmo para os que precisam de atendimento especializado, muitas pessoas vêm optando pelo atendimento home care.

 

Também conhecido como atendimento domiciliar, o home care pode trazer uma série de benefícios à vida dos idosos, como segurança, bem-estar e muito mais qualidade de vida, pois esse tipo de serviço consegue estipular uma rotina na vida da pessoa, dando muito mais ânimo e vontade de viver.

 

O atendimento domiciliar possui os mesmos cuidados que os idosos teriam em um hospital, porém é feito no conforto do lar, local onde a pessoa já está familiarizada, evitando que o idoso passe por todo o estresse de ficar em um ambiente que para muitos pode ser muito desconfortável.

 

A pessoa ou equipe responsável pelos cuidados fica encarregada de realizar todos os procedimentos, em prol da sua reabilitação, tratamento de uma doença e administração de medicamentos. Além disso, o paciente também pode receber visitas periódicas de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, dependendo do tipo de enfermidade que a pessoa enfrenta.

 

Outra vantagem que faz muita diferença na reabilitação ou no tratamento de uma pessoa com alguma comorbidade é o contato diário com a família. Como não existem horários de visita, como em um hospital, a pessoa recebe muito mais carinho e atenção, ajudando a pessoa a se sentir mais confiante e amada.

 

Além disso, quando um paciente se encontra em casa, recebendo um tratamento home care, ele não corre o risco de contrair uma infecção hospitalar, que, em alguns casos, dependendo do estado de saúde do paciente, pode ser muito grave.

 

Esse tipo de serviço pode ser muito mais barato que uma internação em um hospital, porém ele não é oferecido somente de forma particular. O SUS (Sistema Único de Saúde) também disponibiliza essa opção em alguns casos. Porém, se a pessoa tem condições de contratar esse tipo de serviço, ele tende a ser muito mais eficaz, pois as consultas serão marcadas de forma mais rápida, e todo o procedimento médico é personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente.

 

Existem muitas áreas que podem atuar nessa modalidade de atendimento, como médicos, pessoas com faculdade de enfermagem, técnicos em enfermagem, fisioterapia, entre muitos outros profissionais, para garantir que a saúde e qualidade de vida do idoso sejam uma prioridade e proporcionar toda a segurança que os familiares buscam no tratamento dos seus entes queridos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!