Demtran começa implantar placas de ''Vaga de Curta Duração'' em Nova Andradina

Objetivo é beneficiar as regiões que demandam alta rotatividade de veículos

Da Redação


O Demtran (Departamento Municipal de Trânsito) está aplicando uma sinalização especial para as vagas de estacionamentos de curta duração, em pontos de grande fluxo de veículos, em Nova Andradina. A medida destina-se à regulamentação de área para paradas de “curta duração”, estabelecendo a obrigatoriedade da rotatividade no uso desses espaços.

Até o momento, em fase de teste, foi aplicado em frente ao Paço Municipal e na Acina (Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina) ambas na avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.  

Área de estacionamento de curta duração é a parte da via sinalizada para estacionamento não pago, com uso obrigatório do pisca-alerta ativado, em período de tempo determinado e regulamentado de até 15 minutos. Nesta regulamentação é válido de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e nos sábados das 7h às 13h.

A fiscalização será feita pelos servidores do Demtran que atuam como agentes de trânsito. Quem desobedecer às regras, estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), cometerá infração grave e estará sujeito a multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 A fiscalização será feita pelos servidores do Demtran que atuam como agentes de trânsito - Foto: Jornal da Nova

O Jornal da Nova apurou que mais placas “Vaga de Curta Duração” serão implantas pela região central da cidade, principalmente em frente as farmácias, supermercados, agências bancárias, lotéricas e comércios de grandes fluxos.  

“O motorista pode usar a vaga por pouco tempo, apenas para entregar algum documento, realizar um pagamento ou outra ação rápida. Por isso a necessidade do pisca alerta ligado”, explicou o major Sobrinho diretor do Demtran. Para uso dessa vaga não há necessidade de cartão. A sinalização vertical (placa R6b com informação complementar) está prevista na Resolução 302/2008, do Conselho Nacional de Trânsito, e fica a critério do órgão municipal de trânsito avaliar a necessidade local.

As vagas estão disponíveis nos pontos considerados essenciais, devido à demanda por espaço. O funcionamento efetivo dessa sinalização, porém, depende da conscientização e o respeito ao limite de tempo por parte dos cidadãos. A vaga de curta duração é uma forma de democratizar o uso do espaço, que precisa ser utilizado por várias pessoas ao longo do dia.

Para alguns motoristas, eles acham excelente a ideia da “Vaga de Curta Duração”, uma vez que, é difícil achar uma vaga para estacionar no centro da cidade, pois a maioria dos veículos que ficam o dia todo estacionados em vagas são de proprietários e funcionários das lojas. “Até parece que eles não querem que a gente vá comprar no centro, pois deixam seus veículos bem em frente aos seus comércios”, disseram.  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!