Em Batayporã, Plano de Desenvolvimento Econômico é lançado pela Prefeitura e Sebrae

Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município

Ascom/PMB


Na noite dessa quarta-feira (1º), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Batayporã, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril de 2022. De acordo com o prefeito, Germino Roz, o plano é composto por ações que irão impulsionar o crescimento do município e auxiliar a gestão pública a agir de forma mais assertiva.

“Esse planejamento vai nos auxiliar, vai nos ajudar a ter êxitos concretos nas programações e propostas da Prefeitura, uma vez que essa iniciativa nos traz um norte para envolver a população dentro dessa organização que se estabelece e, dessa maneira, todos irão celebrar um sucesso real, já que o documento é um apanhado das necessidades de diversos segmentos. Então, à medida que as ações forem implementadas, vamos, com certeza, colocar em prática as ideias e celebrar os resultados em conjunto”, destacou o líder do Executivo.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Batayporã é composto por 28 ações voltadas ao fortalecimento da identidade da população, fazendo com que os moradores comprem mais do comércio local, promovam o aumento da arrecadação municipal e fomentem a área do turismo.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à Prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar e integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e promover a transformação de Batayporã.

“Por meio do Cidade Empreendedora, nós identificamos as potencialidades que já existem no próprio município e alinhamos o protagonismo entre o poder público e a sociedade civil, representada pela Associação Comercial e Sindicato Rural, e outras entidades que fomentam o empreendedorismo no local, para que todos atuem em conjunto em prol de um objetivo em comum que promova o desenvolvimento. Todos somos responsáveis pelas iniciativas que compõem o plano e apenas com o esforço conjunto, é que nós atingiremos resultados positivos”, destacou Amarilha.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é promovido a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e visa alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo, esse trabalho irá fortalecer, principalmente, os pequenos empreendedores e promover o crescimento da economia.

“Todas as ações elencadas tem um grau de importância e irão trazer um impacto positivo para a população, porém, dentre elas, a que eu julgo mais relevante é referente ao trabalho que faremos no eixo de Compras Públicas, com a reestruturação dos processos para que a Prefeitura possa comprar mais dos empreendedores da nossa cidade, o que irá aquecer o comércio local. Com essa ação, os empreendedores também irão receber apoio para que possam se regularizar e tornarem-se aptos para participar dos pregões. Isso trará mais celeridade nas entregas dos produtos e fará com que o dinheiro permaneça na nossa cidade, girando a economia e trazendo retorno para a nossa sociedade”, pontuou o secretário.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!