Influenza e Covid-19: Batayporã promove vacinação em horário diferenciado nesta quarta (5)

Ação irá acontecer das 17h às 19h, na ESF Santa Luzia, e visa facilitar acesso do público-alvo à imunização

Ascom/PMB


A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove vacinação em horário diferenciado nesta quarta-feira (05). A população poderá se imunizar contra a Covid-19 e contra Influenza (gripe), entre as 17h e 19h, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia.

Conforme a explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, a campanha contra a Influenza 2023 foi adiantada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). Além da ação especial desta quarta-feira, é possível se vacinar contra a gripe nos períodos da manhã e da tarde, nas ESF Santa Luzia e Santo Antônio, de segunda à sexta-feira.

A campanha vai até o dia 31 de maio e abrange os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O objetivo da vacinação contra a gripe é minimizar a carga viral, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzir os sintomas dos grupos prioritários e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09; ADarwin/9/2021 (H3N2); e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/ Victoria).

Covid-19

A estratégia contra a Covid-19 também continua e deve ser observada com igual atenção. Além do esquema primário (todas as doses) para todos os públicos e do reforço para crianças, será ministrada vacinação bivalente para os grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Como se trata de uma dose de reforço, logo, para receber a vacina bivalente, é preciso estar com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido no mínimo duas doses das vacinas monovalentes.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!