Para incentivar agricultura familiar, Prefeitura e Senar ministram orientações sobre programas de comercialização

Ascom/PMB


A Prefeitura de Batayporã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram na última segunda-feira (24) reunião especial de orientação para pequenos produtores dos assentamentos locais.

Idealizada pelos engenheiros agrônomos e técnicos em Horticultura, Wander Valim e José Cláudio Moreira, a iniciativa também envolveu servidores responsáveis pelo departamento de compras das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social. O objetivo foi sanar dúvidas e incentivar a participação de agricultores familiares em programas de comercialização, a exemplo do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Segundo Valim, a reunião foi motivada por dificuldades apresentadas pelos produtores durante os atendimentos da equipe do Senar. “Eles perguntavam sobre documentos necessários, prazos de pagamento da Prefeitura, planejamento de entregas e como conseguir essas informações. Solicitamos por meio da Sodeta (Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente), uma oportunidade com os responsáveis pelo processo de licitação nas secretarias”, detalhou o engenheiro agrônomo.

Ambas pastas (Educação e Assistência Social) mobilizaram equipes para realizar o atendimento no Núcleo dos Assentamentos. Na ocasião, os servidores Rafael Marques, Michel Gomes do Carmo, Thays Eduarda Marques, Danielle Guimarães Coiado e Claudia Mattos explicaram todas as etapas dos editais de comercialização adotados pelo Poder Executivo e esclareceram dúvidas dos produtores.

“Nós também sugerimos algumas adequações na forma de aquisição desses alimentos para facilitar o organograma de plantio nas propriedades, o intuito é obter êxito na comercialização com os projetos das duas secretarias”, complementou Wander Valim.

Incentivo superou índice do PNAE

Recentemente, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã ultrapassou o percentual mínimo de 30% de compras de produtos diretos da agricultura familiar, estabelecido pelo PNAE e alcançou a marca de 36,8%.

Segundo a nutricionista Amanda Vicente, o processo que envolve a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino abrange uma grande equipe que não está presente apenas na cozinha. O Departamento de compras da Secretaria de Educação tem participação fundamental no cumprimento da legislação e, claro, na superação das metas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!