''Gerando Amor'': Cras de Batayporã finaliza ciclo de oficinas especiais com 19 gestantes

Além de orientações sobre autocuidado, saúde da mãe e do bebê, grávidas confeccionaram enxoval em patchwork e ganharam ensaio fotográfico profissional

Ascom/PMB


A Coordenação da Proteção Social Básica de Batayporã, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), finalizou na sexta-feira (28) mais um grupo de gestantes da Oficina Gerando Amor, com a participação de 19 mulheres. A iniciativa, que já se consolidou como um dos principais trabalhos da Rede Socioassistencial, consiste em uma série de encontros com atividades especiais mediadas pela psicóloga Mirian Teixeira e colaboradoras.

O acompanhamento durou dois meses e meio, com três encontros semanais. Nessas ocasiões, as gestantes participaram de intervenções com foco nas habilidades socioemocionais durante a gestação e maternidade, orientações com profissionais da Saúde sobre aleitamento materno, vacinação, automedicação e cuidados com o recém-nascido. “Além dos nossos encontros, tivemos quatro palestras com os profissionais da Saúde”, destacou a psicóloga, que coordena as atividades juntamente com a pedagoga Aparecida Dezanetti.

Orientações visam dar suporte às mães durante o período de gestação e puerpério - Foto: Prefeitura de Batayporã

Durante as oficinas, as gestantes ainda confeccionaram enxoval em patchword. As instrutoras Maria Helena e Matilde auxiliaram as participantes a aplicarem a técnica de artesanato em fraldas e mantas, que foram personalizadas com os nomes dos bebês. Outra atividade de destaque da oficina Gerando Amor é a realização de ensaio fotográfico profissional.

Todas as participantes tiveram a oportunidade de registrar a gestação com fotos profissionais. Antes do ensaio, as servidoras que trabalham com a oficina organizaram voluntariado para proporcionar produção de maquiagem e cabelo para as grávidas. “Somos extremamente gratas a todas as pessoas que nos ajudam. Formamos uma verdadeira rede para desempenhar esse trabalho”, complementou Mirian.

Equipe de trabalho e grupo de gestantes tiveram momento de confraternização - Foto: Prefeitura de Batayporã.

Durante a confraternização de encerramento, que também contou com a presença da coordenadora especial da Mulher, Simone França, da coordenadora do Cras, Denise Pesqueira, coordenadora do Bolsa Família, Aline Melo, e da coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Antônia Portela, o  grupo recebeu as fotografias impressas e digitais, além do kit bebê, acrescido das peças confeccionadas pelas gestantes, e caderneta de vacinação customizada elaborada pela equipe do Cras. “Essa caderneta é uma lembrancinha que nossa rede prepara para cada uma das mulheres”, finalizou a psicóloga.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!