Produtor rural é autuado em R$ 50 mil por armazenamento irregular de embalagens de agrotóxicos

Da Redação


A PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste autuou, um agropecuarista, de 48 anos, por armazenar de forma inadequada embalagens de agrotóxicos. A PMA localizou a infração quando realizava fiscalização em uma fazenda no município de Rio Verde de MT, cidade ao norte do Estado de Mato Grosso do Sul e deparou com os produtos perigosos armazenados irregularmente a céu aberto, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana.

O armazenamento do produto perigoso do tipo herbicida, inseticida e acarecida de diversas marcas, ocorria numa área de pastagem próximo a um mangueiro para manejo do gado desativado, devido a implantação de agricultura na referida fazenda. Não havia isolamento, nem contenção para possível vazamento dos produtos, expostos a chuvas e enxurradas. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

 

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra o infrator, residente em Rio Verde de MT e arbitrou multa de R$ 50 mil e o notificou a dar a destinação adequada às embalagens vazias dos produtos perigosos em 15 dias.

O autuado, residente em Rio Verde de MT também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!