Dias mais secos: como melhorar a qualidade do ar dentro de casa?

Um ar mais limpo previne uma série de alergias e doenças respiratórias que costumam ser mais incidentes durante períodos secos

Da Redação


O excesso de poluição no ar é um problema recorrente para quem vive na cidade grande, especialmente durante a época mais fria do ano, quando o clima costuma ficar muito seco. A alta concentração de partículas poluentes na atmosfera geralmente desencadeia algumas reações, como olhos ardendo e nariz coçando, mas também torna o ambiente mais propício para a ação de vírus e bactérias. É por isso que as doenças respiratórias se tornam mais incidentes em baixas temperaturas.

Para se prevenir desses perigos e garantir um ar mais limpo dentro de casa, é possível tomar diversas medidas básicas no cotidiano. A começar pelo uso do ar-condicionado; quem tem um desses em casa deve mantê-lo sempre limpo e com a manutenção em dia. De preferência, deixe para trocar os filtros e fazer a higienização nesta época fria, para evitar que o equipamento deixe o ar ainda mais seco que o normal.

Quem tem o costume de deixar produtos aromáticos espalhados pela casa também precisa tomar cuidado, pois, apesar de deixarem um cheiro agradável no ar, eles também contribuem com a concentração de partículas. Durante o outono e inverno, evite usar esses aromatizantes e dê preferência para as plantas, porque elas promovem o efeito contrário e renovam a qualidade do ar ambiente. Quanto mais plantas espalhadas pela casa, melhor!

Tenha atenção redobrada com as roupas de cama, que também tendem a acumular muitos ácaros e microrganismos. Esses agentes podem se proliferar para o ar e causar diversas condições alérgicas, então não se esqueça de trocar os lençóis e as fronhas semanalmente. Também é recomendado deixar travesseiros e cobertores tomarem um pouco de sol durante o dia, pois isso ajuda a eliminar o excesso de partículas alérgicas.

Para garantir a melhor qualidade possível no ar dos cômodos mais utilizados da casa, é sempre válido pesquisar o valor do purificador de ar. Esses acessórios funcionam como um filtro, absorvendo as partículas presentes no ambiente e preenchendo o espaço com um ar mais limpo e saudável. Por serem portáteis, ainda existe a vantagem de poder trocar seu posicionamento sempre que desejar, então com apenas um já é possível tirar máximo proveito em qualquer lugar da residência.

Colocando todas essas dicas em prática, você certamente não terá mais problemas com a qualidade do ar nos dias mais secos e estará bem protegido das doenças respiratórias.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!