Vereador e servidor do município de Caarapó são alvos do Gaeco

A denúncia partiu do prefeito de Caarapó, André Nezzi, esquema que começou em 2009

Da Redação


Nessa quinta-feira (27), o MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), em atuação conjunta do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e da 1ª Promotoria de Justiça de Caarapó, deflagrou a “Operação Telonai”, para dar cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva.

O servidor público Marcelo Nascimento da Silva e o vereador Aparecido dos Santos (PSDB), foram ouvidos e presos preventivamente, em cumprimento a mandados judiciais.

Segundo o MPE, durante a investigação, apurou-se a existência de esquema de corrupção na arrecadação de impostos do município de Caarapó. 

Pagamentos de ITBI e IPTU eram agendados e, posteriormente, baixados manualmente no sistema, com emissão de certidão negativa de débitos tributários, incorporando-se ao patrimônio particular os valores pagos.

Apurou-se, ainda, que os investigados realizaram mais de 4,6 mil estornos de pagamento, alcançando o montante de R$ 2.299.575,39.

Arma e munições apreendidas durante a operação - Foto: MPE-MS/Divulgação

Denúncia

A denúncia partiu do prefeito de Caarapó, André Nezzi, esquema que começou em 2009 e foi descoberto no ano passado, durante troca de sistema informatizado.

Na descoberta feita em auditoria, foram encontradas várias baixas manuais suspeitas.

Segundo o prefeito, além do poder público, os contribuintes também foram lesados, achando que estavam com as contas em dia, na verdade recebiam comprovantes falsos.

Nome da operação

Telonai, palavra grega para publicano, era o nome dado ao coletor de impostos do Estado Romano, cargo por vezes exercido com grande arbitrariedade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!