Delegação de MS vai com 17 atletas para o Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô

Fundesporte


O Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô será realizado neste final de semana, dias 5 e 6 de agosto, em Lauro de Freitas (BA), na Região Metropolitana de Salvador (BA). Mato Grosso do Sul disputará a competição com 17 atletas, orientados por quatro técnicos. A delegação tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Segundo a CBJ (Confederação Brasileiro de Judô), que organiza o evento, 338 judocas vão para os tatames do Centro Pan-Americano de Judô, sendo 158 mulheres e 180 homens. Estes representarão clubes de 26 unidades federativas. As lutas serão nas categorias de peso superligeiro, ligeiro, leve, meio-leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado.

A competição na capital baiana é a última etapa do processo que distribui pontos no ranking nacional sub-21 da CBJ, utilizado como parâmetro para a formação da seleção brasileira júnior. De acordo com a CBJ, o atleta que atingir no mínimo 1.090 pontos no ranking e que conquistar ao menos duas medalhas em estágios internacionais garante a classificação automática para os campeonatos pan-americano e mundial da categoria. Os atletas que não atingirem esses critérios serão selecionados por desempenho pela comissão técnica, que poderá considerar também as dobras em algumas categorias.

Os judocas sul-mato-grossenses representam sete clubes: Associação Atlética Judô Futuro, Associação Desportiva Moura e Judô Clube Rocha/Rádio Clube (Campo Grande); Clube Sakurá de Judô e Associação Cano de Judô (Dourados); e Associação Yada de Judô (Itaporã).

No sábado (5), acontecerão as disputas individuais de sete categorias femininas e sete masculinas. Já no domingo (6) será dedicado à competição por equipes mistas, que soma 20 equipes e 218 atletas inscritos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!