Riedel discute soluções para demandas da saúde apresentadas por prefeitos do Vale do Ivinhema

Ao lado dos secretários estaduais Maurício Simões (Saúde), Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além de Crhistinne Maymone (adjunta de Saúde)

Nyelder Rodrigues e Leonardo Rocha, Governo de MS


Prefeitos de municípios da região conhecida como Vale do Ivinhema, entre a região sul e leste de Mato Grosso do Sul, estiveram nesta sexta-feira (4) junto a seus secretários municipais de Saúde e técnicos da área para apresentar as demandas de saúde pública da região para o Governo do Estado - que se prontificou a buscar soluções em conjunto para tais questões, inclusive com o envio de equipes técnicas para discutir in loco toda a situação.

"O Governo de Mato Grosso do Sul está sempre disposto a ajudar os municípios, principalmente na área da saúde, que é prioridade. Sempre é feito o possível para ajudar as 79 cidades, e o Governo está atento e aberto ao diálogo para conversar sobre o assunto", frisa o governador Eduardo Riedel, que recebeu a todos em seu gabinete no Parque dos Poderes.

Ao lado dos secretários estaduais Maurício Simões (Saúde), Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além de Crhistinne Maymone (adjunta de Saúde), o governador destacou que a regionalização da saúde é tema primário na gestão da saúde sul-mato-grossense, assim como aperfeiçoamento constante da aplicação dos recursos aplicados no setor, seja pelo Estado quanto pelos municípios, parceiros nesse processo.

"É importante ouvir todas da região, prefeitos e secretários municipais. A Secretaria de Saúde vai marcar visitas com técnicos na região para que possamos encontrar soluções em conjunto. Saúde é uma área extremamente complexa e não existe solução simples para problema complexo. Juntos teremos mais condições de encontrar soluções mais adequadas", comenta o secretário Maurício Simões, completando ainda o foco em uso racional dos recursos.

Avaliação positiva

Entre os prefeitos participantes do evento, a avaliação do encontro foi positiva. Um desses é o chefe do Executivo municipal de Batayporã, Germino da Roz Silva. "A gestão do Eduardo Riedel é muito aberta e ficamos felizes em sermos recebidos aqui para falar de demandas", diz.

O prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva - Foto: Álvaro Rezende

"É muito gratificante para nós, como prefeitos, encontrarmos em uma agenda política riqueza da parte técnica para soluções dos problemas. Não fica aquela reunião empurrando com a barriga, é uma reunião com dados, objetivos e precisão. Fica claro que o Governo se emaranha junto aos prefeitos para buscar soluções. Saúde não é coisa fácil de resolver", complementa Germino.

Entre as demandas apresentadas, está a do hospital de Nova Andradina, que demandou aporte municipal de R$ 1,5 milhão no primeiro semestre para que as contas não fechassem no vermelho. O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, explica que busca para o segundo semestre uma solução conjunta ao Estado para evitar que a situação se repita no fim do ano.

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia - Foto: Álvaro Rezende

"A preocupação é com a saúde de Nova Andradina [cidade mais habitada da região] e de toda o Vale do Ivinhema. Nosso hospital tem um déficit importante, como outros tem, mas a gente não quer ficar igual a outros, inadimplente definitivamente. Temos déficit e pedimos ao Governo apoio para se encontrar uma solução, pois as contas em dia no Vale do Ivinhema é bom para o Governo do Estado também, que já tem outras demandas regionalizadas", conclui Garcia.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!