Fernando Rufino é campeão mundial de paracanoagem e garante vaga na Paralimpíada de Paris-2024

O atleta, natural de Eldorado, era o atual campeão paralímpico da prova e travou duelo particular com o também brasileiro Igor Tofalini

Fundesporte


Vai ter Mato Grosso do Sul mais uma vez na paracanoagem dos Jogos Paralímpicos. O sul-mato-grossense Fernando Rufino sagrou-se campeão mundial de paracanoagem, em Duisburg, na Alemanha, nesse sábado (26). Com a medalha de ouro, o “Cowboy de Aço” garante vaga direta para a Paralimpíada de Paris-2024.

Beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Rufino foi o melhor na prova de 200 metros da classe VL2 (canoa para atletas com deficiência física).

O atleta, natural de Eldorado, era o atual campeão paralímpico da prova e travou duelo particular com o também brasileiro Igor Tofalini. Absoluto na maior parte da prova, o sul-mato-grossense sustentou a ponta e fechou o percurso com a marca de 50s344. O compatriota, do Paraná, fez 51s229 e ficou com a prata, garantindo a dobradinha verde e amarela no pódio, além da vaga conjunta para Paris-2024. O terceiro lugar ficou com o estadunidense Steven Haxton (52s089).

“Uma das provas mais difíceis que corri, muito técnica, tive que fazer muito leme (direcionar a canoa enquanto se rema) por causa do vento lateral. Mas me preparei bastante e estamos levando essa dobradinha para o Brasil. Muito feliz e ano que vem vamos para a França juntos”, destacou Fernando Rufino, em entrevista à assessoria de comunicação da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem).

Esta é a terceira medalha do Cowboy de Aço na classe VL2, sendo a segunda dourada. Ele já havia conquistado o título mundial em 2021, logo após a medalha de ouro assegurada na Paralimpíada de Tóquio-2020. O paracanoísta de Mato Grosso do Sul agora se iguala a Igor Tofalini como os brasileiros com mais títulos de campeonato mundial nos 200 metros VL2.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!