Saiba os cuidados necessários para manter uma rotina intensa de exercícios

Apesar de serem muito importantes para a saúde, é preciso cautela na hora de praticar exercícios físicos intensos

Da Redação


A prática regular de atividades físicas é uma das formas mais eficazes de manter a saúde física e mental do corpo. Através de uma rotina equilibrada de exercícios é possível prevenir uma série de doenças, além de fortalecer o sistema imunológico.  Porém é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar tendo problemas como lesões.

Conheça alguns cuidados necessários para quem busca uma rotina de treino intensa:

Hidratação

Se manter bem hidratado é fundamental para qualquer pessoa, mas principalmente para pessoas que praticam atividades físicas de maneira mais intensa, onde a perda de líquidos através do suor é potencializada, podendo levar a quadros de desidratação rapidamente. De acordo com a SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva), é recomendável para todos que pratiquem exercícios físicos por mais de 1 hora:

Consumo de 200 a 250ml de água 2 horas antes de iniciar as atividades físicas;

Consumo de 500ml a 2L de água por hora, dependendo da perda de líquidos através do suor;

Após os exercícios, também é recomendável continuar consumindo líquidos, para compensar as perdas com a urina e suor.

Para pessoas que praticam exercícios físicos por mais de 1 hora de forma intensa ou para indivíduos que perdem mais de 2% do peso corporal durante as atividades físicas, o uso de repositores hidroeletrolíticos também pode ser necessário.

Ajuda profissional

Outro fator muito importante para pessoas que buscam uma rotina intensa de treinos é a ajuda de um profissional especializado, para auxiliar nas práticas dos exercícios e orientar as maneiras corretas de realizar cada movimento, sempre respeitando o ritmo e o corpo de cada pessoa, para evitar possíveis lesões.

Para pessoas que treinam em academias, é essencial buscar a ajuda dos instrutores sempre que houver alguma dúvida referente ao movimento correto de um exercício ou mesmo a carga adequada. Também é muito importante realizar uma consulta com um médico antes de iniciar uma rotina mais intensa, para garantir que a pessoa não tenha nenhum problema de saúde.

Alimentação

A alimentação também é uma parte fundamental do treino e é essencial para quem busca resultados satisfatórios. É muito importante consumir alimentos que possuem carboidratos complexos e que possuam baixo índice glicêmico 1 hora antes de iniciar os treinos. Esses alimentos auxiliam a regular a glicose no sangue e são a principal fonte de energia para conseguir realizar os exercícios.

Já na refeição pós treino, é preciso consumir carboidratos que possuem alto índice glicêmico, além de proteínas magras. Esses alimentos são essenciais para repor os níveis de energia perdidos durante as atividades, e auxiliar na recuperação da musculatura.

Em alguns casos pode ser necessária uma suplementação, para conseguir atingir os resultados. Suplementos como creatina, Whey Protein e até óleo de peixe, que possui nutrientes com poder anti-inflamatório podem auxiliar nesse processo, porém essa suplementação precisa ser realizada sempre com acompanhamento médico. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!