Vereadoras sugerem criação de projeto para orientar mulheres no climatério e menopausa

Acesso às informações e apoio adequado às mulheres são fundamentais para que possam enfrentar transições físicas e emocionais, típicas dessa fase da vida, com segurança e conhecimento

CMNA


A implementação de políticas públicas voltadas às mulheres tem sido um dos pilares de atuação das vereadoras de Nova Andradina.

Na 36ª sessão ordinária deliberativa, as vereadoras Cida do Zé Bugre (PL) Márcia Lobo (MDB) e Gabriela Delgado (PSB) apresentaram requerimento (121/2023) com o intuito de verificar a existência ou não, e ao mesmo tempo, sugerir a criação de um projeto e trabalho de orientação sobre climatério e menopausa para mulheres nas ESF's (Estratégias de Saúde da Família).

Para as parlamentares, um projeto com este conceito seria altamente benéfico às mulheres, na medida em que promoveria a saúde, bem-estar e contribuiria para uma comunidade feminina mais informada e saudável.

“O climatério e a menopausa são fases importantes na vida das mulheres, marcadas por mudanças hormonais significativas, que podem afetar as relações pessoais e profissionais. Muitas vezes, essas mudanças vêm acompanhadas de desconforto físico e emocional. Por isso, acesso às informações e apoio adequado são fundamentais durante essa fase, para que possam enfrentar esse processo com segurança e conhecimento”, justificam.

Através de perguntas diretas ao secretário da pasta, as parlamentares buscam se informar sobre como são realizados os atendimentos preventivos, orientativos e as opções de tratamento oportunizadas nesta área específica, na rede básica de saúde do município, entre outras informações relacionadas ao climatério e à menopausa.

Além dos questionamentos, as vereadoras pedem que o setor de saúde considere a criação e execução de um projeto nesta linha, em cooperação com profissionais de saúde especializados; e se colocam à disposição para contribuir, no que for necessário, para que isso se torne realidade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!