Turismo no Maranhão: lugares para conhecer o estado

Com sua rica história e paisagens deslumbrantes, o Maranhão oferece uma variedade de destinos encantadores

Da Redação


Abundante em praias paradisíacas, cachoeiras e cenários deslumbrantes, o estado do Maranhão, situado no Nordeste do país, é um dos destinos mais procurados por turistas e visitantes ao longo do ano. Com uma riqueza cultural e natural que encanta viajantes de diferentes perfis, o Maranhão é um autêntico tesouro para os amantes do turismo.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Uma das atrações mais buscadas do estado, os Lençóis Maranhenses estão localizados dentro do Parque Nacional. Durante o período de seca, o parque torna-se um verdadeiro deserto tropical, repleto de dunas, rios e lagoas. Para aproveitar as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a dica é visitar o parque entre maio e agosto. 

Para acessar a região, recomenda-se deslocar-se a partir das cidades vizinhas ao parque, que incluem Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Um paraíso para os amantes da natureza, o Parque Nacional da Chapada das Mesas possui três biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Caatinga. Localizado ao Sul do Maranhão, o parque é o destino ideal para ecoturismo na região. 

Abrigando cerca de 160.046 hectares de Cerrado, o parque possui diversas espécies de animais e plantas, além de chapadas vermelhas, cavernas, cachoeiras, cânions e formações rochosas diferenciadas. Entre as atrações que mais se destacam estão trilhas como a do Morro do Chapéu e cachoeiras, como a Cachoeira de São Romão e Cachoeiras do Prata.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas pode ser acessado através da cidade de Carolina. Para os fãs de cachoeiras, é aconselhável visitar o local entre dezembro e abril. Já para os amantes de esportes radicais, é indicada a visitação nos meses de maio e setembro.

Cidade de Alcântara

Considerada uma das cidades mais ricas entre os séculos 18 e 19, Alcântara possui uma rica história cultural. O município foi a primeira cidade amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Hoje, Alcântara é repleta de vestígios coloniais dos séculos passados e cercada por praias e ilhas com paisagens incríveis.

Para conhecer a história do local, alguns dos destinos mais recomendados são o Centro Histórico de Alcântara, Praça da Matriz, Casa do Divino, Praça do Pelourinho e Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Além das atrações do local, o passeio já começa no acesso à Alcântara, onde os visitantes precisam atravessar a Baía de São Marcos com lanchas e catamarãs. Os transportes partem diariamente da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

Capital São Luís

Abraçando a história do estado, a capital São Luís foi fundada por franceses e possui forte influência da colonização holandesa e portuguesa. Além disso, a cidade conta com a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. 

Com cultura bastante variada, São Luís é também palco do reggae no país. Carinhosamente conhecida como capital brasileira do reggae e Jamaica Brasileira, a cidade abriga o primeiro museu voltado ao estilo fora da Jamaica. 

Com uma vasta tradição histórica, alguns passeios por São Luís do Maranhão são essenciais, como o Centro Histórico, tombado em 1974, pelo IPHAN, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Rua Portugal, Palácio dos Leões, Igreja Matriz da Sé e Lagoa da Jansen. Por lá também é possível usufruir de paisagens paradisíacas na Praia da Guia e Pontal D'Areia.

Por se tratar da capital do Maranhão, é possível adquirir passagem de ônibus para São Luís partindo de diversas cidades do país. Além disso, é aconselhável fazer a compra com antecedência e planejamento, o que pode garantir preços mais baixos e aproveitar eventuais promoções.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!