Garoto de 10 anos morreu por picada de escorpião, aponta declaração de óbito

Vítima morreu nesse domingo (10), no Hospital Universitário em Dourados

Da Redação


O menino de 10 anos, morador em Batayporã, que morreu nesse domingo (10), no Hospital Universitário em Dourados, teve parada cardiorrespiratória e síndrome da angústia respiratória aguda, causada por picada de escorpião, aponta declaração de óbito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, o garoto, filho de funcionário público do município, entrou em óbito pela manhã, por volta das 8h.

Leia também

| Menino de 10 anos de Batayporã morre após dor intensa no braço

 

A vítima foi atendida em Batayporã, no último sábado (9), por volta das 22h, no Pronto Atendimento Médico, acompanhada de familiares.

Constatada a necessidade imediata, a equipe local, acompanhada do médico plantonista, realizou a pronta transferência do paciente para o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina, unidade que a encaminhou para o Hospital Universitário da UFGD em Dourados, onde houve agravamento do quadro clínico e decorrente óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Controle de Endemias orienta a população como se prevenir ao ataque de escorpiões. Somente neste ano, a equipe já registrou aproximadamente nove ataques do animal peçonhento. As espécies mais comuns encontradas nas residências são Tityus Bahiensis (escorpião-preto) e Tityus Confluens (escorpião-amarelo).

Principais cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda para a população os seguintes cuidados:
 
Limpe o quintal ou jardim com frequência; não acumule lixo para não atrair baratas e outros insetos, pois são os alimentos preferidos dos escorpiões; preserve sapos, corujas, siriemas, pássaros noturno, macacos, quati e lagartos, pois esses animais se alimentam dos escorpiões e tornam-se aliados neste combate.

Antes de usar roupas ou calçados, verifique se não há nenhum vestígio do aracnídeo, além disso, sacuda as toalhas e roupas de cama. Caso esteja trabalhando em alguma construção, utilize luvas de couro e evite queimadas em terrenos baldios, pois é uma forma de desalojar os escorpiões.

Reboque as paredes para que não apresentem vãos ou frestas, mantenha fossas sépticas bem vedadas, mantenha berços e camas afastadas no mínimo 10 centímetros das paredes, evite mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão, tome cuidado especial ao encostar em locais escuros e úmidos e com presença de baratas e evite andar descalço.

Em caso de picada, deve-se primeiramente, limpar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Não amarre e nem faça torniquete no local onde foi picado; não aplicar nenhum tipo de substância sobre o local da picada e muito menos fazer curativos que fechem a área, pois pode favorecer infecções. Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada e também não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina, querosene, pois não têm efeito contra o veneno e pode agravar o quadro.

Vale lembrar que o inseticida contra o escorpião não tem eficácia, pois o animal torna-se resistente.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!