Golpe do falso intermediário faz vítima perder R$ 3,3 mil em Nova Andradina

Um homem viu a venda de uma motocicleta Honda/Bros 150 no Facebook

Da Redação


Dois homens, de 29 e 53 anos, foram vítimas de um velho golpe da internet conhecido como o “falso intermediário”, que vê a oferta de um item na rede social e aproveita para dar o golpe tanto no vendedor quanto no comprador.

Um homem viu a venda de uma motocicleta Honda/Bros 150 na plataforma Facebook e entrou em contato com o suposto proprietário. Durante a conversa, ambos negociaram o valor da moto e a vítima foi olhar o veículo.

Mas antes, o falso intermediário contou uma história tanto para o verdadeiro vendedor quanto para o comprador.

Ao suposto comprador, o ‘falso dono’ disse que a moto estava com o cunhado e para o verdadeiro proprietário disse que fazia intermediação de venda de veículos, ganhava por isso, e que uma pessoa iria olhar a moto para comprar, e ele [estelionatário] se entedia com o comprador.

Após negociação, a vítima transferiu via PIX R$ 3.350,00 para o estelionatário. Posteriormente, percebeu que caiu em um golpe. Ambos foram para a Delegacia de Polícia Civil, onde registraram a ocorrência.

Como evitar o golpe do falso intermediador?

Tanto vendedor como comprador podem (e devem) tomar uma série de cautelas no momento de fechar negócio, independente do valor da transação. Essas cautelas devem ser tomadas logo no início da negociação e até mesmo antes disso, logo ao acessar o anúncio do veículo.

Primeiramente, cabe ao comprador ter a diligência de averiguar os anúncios do veículo desejado e desconfiar de imediato daqueles em que o preço do bem afigura-se bem abaixo do valor de mercado. Sempre desconfie de ofertas mirabolantes e negócios imperdíveis, geralmente o perigo reside neste tipo de anúncio.

Jamais negocie com um intermediário. Certifique-se de que está tratando com o real interessado pelo veículo e não um terceiro que foi indicado pela pessoa.

Desconfie de quaisquer histórias contadas pelo interessado sobre valores que irá receber por terceiros, como dívida de amigos, rescisão de contrato de trabalho etc.

Caso evolua para o fechamento do negócio, é importantíssimo que o vendedor se certifique de que o valor está efetivamente em sua conta bancária. Para isso, contate imediatamente o gerente de sua conta bancária para identificar o recebimento do valor, e então, somente após essa etapa, proceda com a transferência do veículo.

Já pelo lado do comprador, é de suma importância que confirme os dados bancários do vendedor e apenas faça a transferência para a conta bancária do proprietário do veículo.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!