Golpe da falsa central de atendimento faz vítima perder R$ 5,1 mil em Nova Andradina

O caso foi registrado como estelionato na Delegacia de Polícia Civil

Da Redação


Um simples telefonema virou prejuízo de mais de R$ 5 mil para uma idosa, de 66 anos, em Nova Andradina. Golpista teve acesso à conta dela no Nubank no celular e fez diversas transações bancárias, que culminaram no golpe.

Segundo a ocorrência policial, a vítima recebeu uma ligação de uma pessoa que se passou por funcionário do Nubank e que havia uma compra de uma possível fraude, para a mulher bloquear deveria seguir alguns passos.

Depois de alguns comandos entre golpista e a vítima, ela percebeu que foram realizadas três transferências via PIX de sua conta para a conta do estelionatário, no valor total de R$ 5.137,10, sendo que o cartão vinculado a sua conta Jurídica também foi hackeado e foram realizadas transferências para o mesmo golpista.

Logo em seguida, o mesmo ‘funcionário fake’ disse que também poderiam haver supostas fraudes em outros bancos e solicitou para vítima passar as informações das outras agências, foi quando percebeu que era um golpe, contudo, os valores já haviam sido subtraídos da sua conta bancária.

O caso foi registrado como estelionato na Delegacia de Polícia Civil.

Entenda como reconhecer uma Falsa Central Telefônica

  • Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada;
  • Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas;
  • Atenção à regra dos 5 minutos. Há situações em que, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou. Ou seja: você pensa estar ligando para um novo número, mas na realidade continua na chamada anterior;
  • Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
  • Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça. O mesmo vale caso ele te peça para fazer uma transferência que irá cancelar outra;
  • Se você acredita que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada. Desse modo, você poderá saber se ela foi acessada de um aparelho celular ou computador que você não conhece e, então, desconectá-la;
  • Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele. Muitos golpistas orientam as vítimas a baixar apps de acesso remoto, o que permite que eles movimentem a sua conta à distância.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!