Sisu 2024: UEMS em Ivinhema abre vagas em dois cursos de graduação

As inscrições no Sisu ocorrem de 22 a 25 de janeiro

Da Redação


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 31 vagas em dois cursos de graduação oferecidos na Unidade em Ivinhema, sendo 11 vagas para o curso de Ciências Biológicas (licenciatura) e 20 vagas no curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (tecnológico). Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertará 1.243 vagas em 38 cursos. Todos os cursos possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (pretos/as e pardos/as), Indígenas, Residentes em Mato Grosso do Sul e Pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

Para o curso de Ciências Biológicas (licenciatura) são 6 vagas para ampla concorrência, 2 vagas para negros, 1 para indígena, 1 para residente em MS e uma para PCD. O curso é no período noturno e tem duração de 4 anos. O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Ciências e Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos de Ciências e Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para a transposição do conhecimento biológico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho.  Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tem  20 vagas abertas, sendo 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para PCD. As aulas ocorrem no período noturno e tem duração de 3 anos. Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira cumprem a carga horária no período noturno. Ao concluir o curso o mercado de trabalho do profissional é bem amplo, pois poderá atuar desde a parte agrícola à parte industrial. O formado será capacitado para exercer todas as funções em uma usina sucroalcooleira, desde o plantio da matéria prima de cana-de-açúcar até o comércio do produto (etanol e álcool).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!