Secel abre ano letivo com formações para professores e técnicos

Primeiro dia de jornada pedagógica pautou \"saber e espanto\"; educação antirracista; e violência e assédio moral no ambiente escolar

Ascom/PMB


A comunidade da Rede Municipal de Ensino de Batayporã esteve reunida nesta terça-feira (6) para dar início ao ano letivo de 2024 com a Jornada Pedagógica "Outros Olhares, Novos Caminhos". O evento contou com a participação das equipes das escolas municipais, departamentos de cultura e esporte, representantes do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Municipal e do órgão gestor, além de representantes locais.

Conduzida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a formação visou incluir professores e servidores técnicos nas discussões. A programação do dia contou com palestras de destaque, como a do professor Robson Lima, especialista em língua portuguesa e literatura, que abordou o tema "Mestre: Aquele que transforma o saber em espanto". Em seguida, a professora Doutora Marcela Ernesto dos Santos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, falou sobre "Antirracismo no Cotidiano: por uma Educação que nos liberte", trazendo reflexões essenciais para a comunidade educacional.

O evento também contou com a contribuição do Delegado de Polícia Civil,Filipe Davanso Mendonça, que discutiu o tema "Violência e Assédio Moral no Ambiente Escolar". Os participantes ainda apreciaram a apresentação teatral dirigida pela professora Ana Claudia Marchet Nogueira, envolvendo alunos do Ensino Fundamental. O grupo encenou a peça "Novo Ano Letivo: uma peça a mais para o nosso futuro."

A titular da Secel, Fernanda Scarlat, e o prefeito Germino Roz, saudaram os trabalhadores da Educação. As lideranças comentaram os recentes avanços e investimentos dirigidos à Rede Municipal de Ensino e apresentaram o relatório fiscal da área. O vice-prefeito Cacildo Paião e o vereador João Carlos também acompanharam a dinâmica.

 

A Jornada Pedagógica 2024 segue até o dia 9 de fevereiro com múltiplas atividades para todo o quadro de servidores da pasta da Educação. Já os estudantes devem retornar às salas de aula no dia 21 de fevereiro.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!