Espaço Sensorial e Interativo para crianças autistas é aberto em Nova Andradina

Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa oferece ambiente estimulante com diferentes texturas e sensações táteis para crianças autistas explorarem

Cogecom


O Centro de Convenções Silvio de Sousa foi transformado em um ambiente sensorialmente estimulante para as crianças autistas, com o Espaço Sensorial e Interativo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), por meio da Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac), o ambiente proporciona caminhos com diferentes texturas, como areia, pedra, grama e tecidos, permitindo que as crianças explorem sensações táteis diversas.

A iniciativa visa chamar a atenção para a importância da inclusão e do acolhimento das crianças autistas na comunidade, bem como proporcionar experiências sensoriais enriquecedoras para os pequenos.

A abertura do espaço ocorreu nessa terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em um ato que contou com a presença da secretária da Semec, Giuliana Masculi, representando o prefeito Gilberto Garcia, além das vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Marcia Lobo, diretora presidente da Funac, Ana Lucia Vasconcellos, e secretários municipais Delma Prado (Cidadania e Assistência Social), Júlio César Castro Marques (Infraestrutura) e Hernandes Ortiz (Saúde).

Ao discursar, Giuliana Masculi ressaltou a relevância da iniciativa e o compromisso da administração municipal em promover a inclusão. Além disso, enfatizou a necessidade de envolvimento das famílias e da contratação de profissionais capacitados para garantir o suporte necessário às crianças autistas.

A iniciativa é parte de uma campanha de conscientização sobre o autismo, promovida por diversos grupos e instituições do município, incluindo pais de autistas, profissionais da saúde e da educação, além da Câmara Municipal e da UFMS.

O Espaço Sensorial e Interativo, que conta também com materiais pedagógicos do Núcleo Municipal de Educação Especial (Numesp), ficará aberto para visitação até o dia 12 de abril, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Além disso, estão programadas uma série de atividades e eventos relacionados à conscientização sobre o autismo, envolvendo diversos setores da comunidade local, incluindo seminário, rodas de conversa, caminhada, entre outros.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários