Contemplados da Lei Paulo Gustavo em Nova Andradina reclamam de atraso no pagamento

Artistas assinaram contratos em 12 de março e quase um mês o dinheiro não foi disponibilizado

Da Redação


Artistas e produtores culturais estão em pé de guerra com a Prefeitura de Nova Andradina. A motivação é justa. O Órgão Público não está cumprindo o cronograma de repasses aos contemplados pelo edital da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, foram repassados mais de meio milhão de reais pelo Ministério da Cultura.

A Prefeitura de Nova Andradina lançou o edital de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo, mas artistas aguardam há quase um mês pelo pagamento dos projetos aprovados, no mês de fevereiro passado. Os artistas têm seis meses para a execução dos projetos, ou seja, quase um mês se foi.

“A Lei Paulo Gustavo, uma medida emergencial para a cultura, destina 70% de seus recursos ao setor audiovisual e 30% às demais áreas culturais. Desde a aprovação dos projetos nos editais específicos para ambas as áreas pela Prefeitura de Nova Andradina, os artistas enfrentam a espera pelo pagamento, o que tem prejudicado o início das produções. Além disso, o prazo de seis meses estabelecido para a execução dos projetos já está em andamento, aumentando a pressão para uma resolução rápida”, disse um produtor cultural.

Com mais de meio milhão de reais repassados pelo Governo Federal ao município desde agosto do ano passado, a demora no repasse dos recursos tem gerado irritação no cenário cultural de Nova Andradina. Os artistas aguardam o pagamento para dar início em seus projetos, o que também contribuirá para injetar recursos na economia local, fortalecendo assim a comunidade artística e a vitalidade cultural da região.

Ao Jornal da Nova alguns artistas ameaçam denunciar o problema ao Ministério Público Federal. “Temos prazos, agora a Prefeitura com dinheiro em caixa não cumpre seu dever”, frisa um dos artistas contemplados.

O vereador Josenildo Ceará, apoiador da cultura no município, lamenta que, além da falta de ações por parte do setor de cultura da cidade, os artistas ainda tenham que passar por tamanho transtorno para receber os repasses da Lei Paulo Gustavo, destinados pelo Governo Federal.

À reportagem o parlamentar se comprometeu ir pessoalmente na Prefeitura na próxima segunda-feira (8), para obter informações sobre o atraso.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o setor financeiro da Prefeitura, por meio do secretário Nelson Custódio, mas não atendeu as ligações. Fica aberto espaço para eventuais esclarecimentos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários