Cenário eleitoral começa a se desenhar com fim da janela partidária e definição de pré-candidatos a prefeito

Nova Andradina hoje tem ao menos sete que querem disputar a cadeira do Executivo Municipal

Da Redação


Após fechamento da janela partidária, os eleitores de Nova Andradina começam a realmente conhecer que serão os pré-candidatos a prefeito na cidade, grupos e até alguns pré-candidatos a vereador e os que vão para a reeleição.

No grupo do prefeito Gilberto Garcia, que deixou o PL e foi para o Podemos, declarou no ato de filiação que o secretário Júlio César, o Tatá, será seu pré-candidato a prefeito, descartou de vez o secretário de saúde Hernandes Ortiz, que o alimentou como possível sucessor.

No grupo de GG, já dito entre o primeiro escalão da Prefeitura, que Tatá deve sair na cabeça e Cida do Zé Bugre, que saiu do PL e acompanhou o prefeito no Podemos, poderá ser a pré-candidata a vice.

Em várias entrevistas o prefeito Gilberto Garcia diz que tem acordo com o Governo do Estado, onde fala que pesquisa poderá revelar se Tatá tiver ‘decolado’ será o prefeito, caso contrário, apoiaria o Dr. Leandro Fedossi, presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato do PSDB, partido do governador Eduardo Riedel.

Com o descarte, Hernandes Ortiz (PP) já declarou “guerra” no grupo do GG, onde já recebeu as bênçãos da senadora Tereza Cristina (PP), do senador Nelsinho Trad (PSD), do deputado Federal Luiz Ovando (PP) e do deputado estadual Junior Mochi (MDB).

Marcos Dan, Milton Sena, Vicente Lichoti, Júlio César, Arion Aislan, Dr. Leandro Fedossi e Hernandes Ortiz - Foto: Jornal da Nova

Ortiz tem corrido atrás do prejuízo e tenta emplacar seu nome como pré-candidato a prefeito e tendo como pré-candidato a vice o engenheiro Guilherme Fedatto, que até nas últimas horas estava no grupo do prefeito.

Puxando para o lado esquerdo, tem o empresário Marcos Dan (PT), que vem trabalhando seu nome há mais de um ano para disputar as eleições municipais. Dan construiu aos poucos seus aliados e tem como apoio o vereador Ceará.

Ainda pela esquerda tem o assessor especial da Cogecom (Coordenadoria Geral de Comunicação) da Prefeitura de Nova Andradina, Vicente Lichoti, que está no PCdoB e articula sua pré-candidatura a prefeito.

Na direita tem o PL que vem levando o nome do vereador Arion Aislan para ser pré-candidato a prefeito. Arion que já foi secretário nos governos do ex-prefeito e atual deputado estadual Roberto Hashioka e do atual prefeito Gilberto Garcia, busca caminhos para emplacar seu nome na disputa eleitoral.

O vice-prefeito Milton Sena (PDT), que se diz traído pelo atual prefeito Gilberto Garcia, oficializou mês passado sua pré-candidatura em um evento com várias autoridades políticas e aliados. 

Por fim, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), vem alinhado e afinado com o Governo do Estado. O ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente do partido no Estado, já se posicionou que o médico Leandro será o pré-candidato a prefeito pelo partido. Quem também fez várias declarações foi o deputado estadual Caravina.

Agora, os pré-candidatos estão construindo alianças para se enfrentar nas eleições em outubro, mas muita ‘água pode rolar em baixo da ponte’.

Nas convenções partidárias que devem ocorrer entre 20 de julho a 5 de agosto, os eleitores realmente saberão quem os partidos vão escolher os pré-candidatos e a formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários