Parceria entre Secel e Fundação de Cultura visa mais oportunidades para artesãos locais

Mutirão de emissão da Carteira Nacional do Artesão facilita processos para identificação profissional contribuindo com o fortalecimento e organização da categoria

Ascom/PMB


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizam nesta quarta-feira (17), mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão. A ação é promovida na Casa do Artesão, ao lado do Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz.

As técnicas da FCMS, Rosemari Cardoso e Eliana Rodrigues, são as responsáveis pelo cadastramento dos dados dos artesãos e orientações para a categoria. “Eu sempre digo que a carteira é a porta de entrada para formar a associação de artesãos e para poder expor não apenas no município, mas também nas feiras que acontecem em todo o Brasil. O cadastro, por exemplo, possibilita a exposição na Casa do Artesão de Campo Grande e do Bioparque Pantanal. Na verdade, são inúmeras oportunidades”, explicou Rosemari.

A equipe local da Secel e da Prefeitura de Batayporã tem dado suporte técnico à ação e auxiliado no encaminhamento das artesãs e artesãos. “O departamento de Cultura e a Casa do Artesão foram estratégicos para a iniciativa e é gratificante ver como a procura está boa”, afirmou a presidente da Casa do Artesão de Batayporã, Rosimeire Bernadete dos Santos.

Logo pela manhã, uma variedade de técnicas já pôde ser conferida: costura criativa, trançados em pérolas e miçangas, crochê, pintura à mão, marcenaria e outras. As peças são concluídas pelos artesãos durante o cadastro e os registros são submetidos ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários