Risco de depressão pode ser reduzido com apenas alguns minutos de atividades físicas diariamente

Estudo revela que basta praticar de 10 a 20 minutos de exercícios físicos diariamente para reduzir em até 18% os riscos de quadros depressivos

Da Redação


É de conhecimento público que os benefícios de uma vida fisicamente ativa causam impactos diretos na nossa saúde mental. Pessoas que praticam exercícios regularmente tendem a apresentar um humor mais positivo ao longo da sua rotina, além de reduzir consideravelmente os riscos de desenvolver distúrbios relacionados a depressão, ansiedade e insônia.

 

Entretanto, um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open comprovou que não é necessário dedicar muito do seu tempo para poder usufruir desses benefícios. A ciência aponta que praticar de 10 a 20 minutos de atividades físicas por dia já é o suficiente para reduzir consideravelmente os riscos de depressão.

 

Mais de 190 mil indivíduos com rotinas de exercícios variadas foram analisados para a pesquisa. Aqueles que praticavam no mínimo 10 minutos de caminhada por dia corriam um risco aproximadamente 18% menor de apresentar um quadro depressivo, se comparados com pessoas sedentárias. Os resultados são ainda melhores para quem pratica o dobro: com 20 minutos de caminhada por dia, já é possível reduzir essas chances em 25%.

 

Apesar dos números apresentarem uma ligação clara entre os dois fatores, os estudiosos afirmam que ainda não existe um consenso sobre qual a quantidade ideal de atividades físicas para garantir uma proteção eficaz contra a depressão. A pesquisa apenas aponta a importância de manter uma consistência: indo além do tempo investido em atividades físicas diariamente, é essencial repetir a dose ao menos cinco vezes na semana.

 

Da mesma forma, o estudo também reforça que, quanto mais tempo se dedica à prática de qualquer tipo de exercício físico, melhor para a saúde mental. Indivíduos que praticavam 60 minutos diários apresentaram 41% a menos de chances de desenvolver depressão, enquanto duas horas de treino por dia garantem uma redução de até 49%.

 

De acordo com os pesquisadores, esses números se aplicam de forma generalizada, desconsiderando fatores externos que também podem ser associados a quadros depressivos. Isso significa que os benefícios são iguais para todos, independentemente de fatores específicos relacionados à saúde (como obesidade, predisposição biológica, etc.) e hábitos como tabagismo, alcoolismo, entre outros.

 

Começar aos poucos é sempre a melhor opção, mas os benefícios tendem a aumentar conforme se eleva o nível dos treinos. Usar suplementos como whey protein isolado e adotar uma dieta mais saudável são medidas que podem servir de estímulo, já que ajudam a acelerar algumas mudanças físicas e estéticas no corpo. A atividade praticada vai da preferência de cada um – o importante é se exercitar com frequência!

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários