Desenvolvimento da indústria destaca Batayporã no ranking de empregos da região

No município com pouco mais de 10 mil habitantes, agronegócio é responsável por atrair oportunidades e faz oferta sobressair às cidades maiores

Da Redação


O município de Batayporã dispõe de 139 vagas de trabalho distribuídas em 27 funções, de acordo com a Casa do Trabalhador, nesta segunda-feira (29). A reportagem verificou que o setor da indústria é o que concentra mais oportunidades, impulsionado pelo ramo frigorífico e usinas de álcool e açúcar. Os números colocam Batayporã, que tem 10.712 habitantes segundo o IBGE, em destaque na região do Vale do Ivinhema, principalmente no comparativo com o porte dos municípios.

Em busca no portal da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), verifica-se que Nova Andradina, que tem população de 48.653 habitantes, dispõe de 37 vagas em 16 ocupações. As oportunidades focam nos setores do comércio e serviços. Por sua vez, Ivinhema, que tem 27.821 habitantes, dispõe de 39 vagas em 18 ocupações, também com ênfase no comércio e serviços.

A industrialização do agronegócio também projeta Bataguassu, distante 136 km de Nova Andradina e com população de 23.031 habitantes. A cidade comporta 212 vagas em 37 funções. Nesse caso, os responsáveis por "puxarem" as oportunidades são frigorífico e empresas ligadas ao plantio e processamento de eucalipto para a cadeia da celulose.

O desafio é o preenchimento das vagas. Prefeituras, empresas e organizações, como sindicatos rurais, têm investido na oferta de qualificação gratuita para preparar a mão-de-obra. O mobilizador do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Batayporã, Vanderlei Freitas, explicou que existe uma agenda de cursos abertos à comunidade.

"Nós dialogamos com os empresários da região e com departamentos estratégicos da Prefeitura, entre outros parceiros, para solicitarmos as formações que mais atendem ao mercado de trabalho local. É uma parceria necessária, porque uma organização ajuda a outra a proporcionar os cursos. Operação e manutenção de máquinas, formações em informática e monitoramento de qualidade têm sido as mais solicitadas e ofertadas. Inclusive, em agosto, teremos curso de operador de motoniveladora", afirmou.

Mais informações sobre as vagas disponíveis em Batayporã podem ser conferidas na Casa do Trabalhador, das 7h às 13h. O telefone de contato é (67) 3443-2576. Já as informações sobre os cursos do Sindicato Rural devem ser solicitadas por meio dos telefones (67) 3443-1388 e (67) 99919-6945.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários