Quase 90% dos municípios da Paraíba possuem mais motos do que carros

Dos 10 estados brasileiros com maior quantidade de motos, a Paraíba é o que apresenta a maior predominância ao longo de seu território

Da Redação


De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, 89% dos municípios paraibanos possuem mais motos do que carros. Das suas 223 cidades, 198 dispõem de um número maior de motociclistas; em 2018, sua frota era de 512 mil carros para 570 mil motos, sendo o estado com a maior predominância da categoria ao longo do seu território.

 

Além da Paraíba, outros nove estados brasileiros também contam com uma frota superior de motocicletas: Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. Todos estão concentrados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

 

De acordo com um relatório da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), grande parte desses estados possuem mais motocicletas do que condutores habilitados na categoria A. Além dos que já foram citados, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais também entram nessa conta.

 

Mesmo com a predominância, todos esses estados ficam atrás da frota de São Paulo, que ultrapassa a marca dos 4,6 milhões e é a maior do país. Por outro lado, esse número representa apenas 23% dos veículos em território paulistano, onde os carros dominam com folga.

 

Principais motivos

Ainda de acordo com o levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, o principal motivo da Paraíba e dos outros estados darem preferência para motos seria o congestionamento. A categoria dá mais liberdade para seus condutores e permite cortar o trânsito de uma forma que os carros não são capazes, garantindo certa vantagem nesse quesito.

 

Além disso, os custos envolvidos também são consideravelmente menores, se comparados com os dos carros. A relação custo-benefício da distância percorrida com o combustível utilizado é notável, assim como os valores dos veículos, que são mais acessíveis para pessoas de baixa renda.

 

O fenômeno das entregas também não pode ser ignorado. A moto se tornou a principal ferramenta do ofício de milhões de brasileiros que trabalham fazendo entregas para aplicativos diversos. Indo além de um mero meio de transporte, elas também se tornaram a forma de sustento de grande parte da população.

 

A facilidade de se adquirir uma moto também é relevante para essa estatística. As motos de leilão são um exemplo de alternativa acessível que possibilita a pessoas com diferentes realidades financeiras investirem em um veículo próprio – seja para trabalho ou praticidade no dia a dia. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários