Aluguel de carro: quais as obrigações do condutor junto à locadora?

Crescimento na busca por aluguel de carros demanda o conhecimento de deveres e direitos por parte dos locatários

Da Redação


A locação de automóveis é uma tendência em constante crescimento. Com uma frota de mais de um milhão e meio de veículos, os carros de aluguel têm servido tanto ao público que deseja trabalhar como motorista de aplicativo como ao público que utiliza o carro nos momentos de lazer. Segundo pesquisa feita pela empresa de carsharing Awto, cerca de 60% dos usuários de carros alugados não possuem nem querem possuir um carro próprio.

 

Crescimento do segmento é expressivo

A tendência é que cada vez mais pessoas aluguem carros, ao invés de comprar, afirma a pesquisa. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, houve um salto no segmento de quase 80% em um período de três anos. As despesas com o carro próprio, como IPVA, licenciamento e manutenção justificam a maior procura por aluguel. Afinal, todos os custos ficam com a locadora.

 

Responsabilidades oriundas da contratação

Porém, como em qualquer contrato de locação, o consumidor também tem sua parcela de responsabilidade. Todos os deveres do locatário estão dispostos no contrato de aluguel firmado com a locadora. Nele, são colocados todos os valores, período de uso, bem como a previsão de quem irá arcar com os custos de eventuais problemas, principalmente no caso de multas e acidentes.

 

Obrigações legais por parte do condutor

Ademais, o condutor deve cumprir com algumas exigências e obrigações legais junto à locadora. Antes de tudo, a maioria exige uma idade mínima de 21 anos para liberar o aluguel do carro. As locadoras que fazem o aluguel para maiores de 18 anos e menores de 21 costumam cobrar uma taxa adicional.

 

Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação deve estar válida. A exigência é que seja a CNH definitiva, ou seja, o motorista que tem somente a Permissão para Dirigir não pode fazer o aluguel de um carro. Documentos originais também costumam ser solicitados, como RG e CPF, além de um cartão de crédito válido no nome do responsável pela locação. Clientes com restrições de crédito são geralmente impedidos de efetuar a locação.

 

Figura do outro condutor é importante

É importante que o locatário especifique quem irá conduzir o veículo além dele, pois, em caso de acidentes, o seguro pode se negar a fazer a cobertura. Além disso, optar pelo seguro completo - que inclui cobertura para colisão, roubo, furto, incêndio, entre outros - é o mais indicado a se fazer, uma vez que a cobertura básica já é obrigatória.

 

No mais, quem faz um aluguel de carros deve sempre prezar pela direção defensiva, com respeito às leis de trânsito, pedestres e demais veículos. Deve também honrar o pagamento dos seus compromissos juntos à locadora. Deve prezar também pela integridade do veículo, inclusive tomando o cuidado de protegê-lo contra intempéries. E, em caso de acidente, deve sempre avisar a locadora e também registrar boletim de ocorrência junto às autoridades.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários