Governo de MS entrega mais de R$ 70 milhões em obras em Novo Horizonte do Sul e Ivinhema

As ações integram programas estruturantes, como o MS Ativo e o Avançar Cidades

Da Redação


O Governo de Mato Grosso do Sul segue ampliando investimentos em infraestrutura, educação e saneamento nos municípios do Estado. Nessa sexta-feira (17), o governador Eduardo Riedel entregou e anunciou novas obras em Novo Horizonte do Sul e Ivinhema, com aportes que somam mais de R$ 70 milhões, beneficiando diretamente milhares de moradores da região.

As ações fazem parte dos programas MS Ativo e Avançar Cidades, que visam promover o desenvolvimento urbano, fortalecer a integração regional e melhorar a qualidade de vida da população.

Novo Horizonte do Sul ganha ponte de concreto e obras de saneamento

Em Novo Horizonte do Sul, a principal entrega foi a ponte de concreto sobre o Rio Guiraí, construída na rodovia vicinal que liga o município a Jateí. Com investimento de R$ 3,5 milhões, a nova estrutura possui 74,2 metros de comprimento e 6 metros de largura, substituindo a antiga travessia de madeira. A obra garante mais segurança e mobilidade para moradores e produtores rurais.

No setor de saneamento, o município recebeu R$ 6,3 milhões em investimentos do Programa Avançar Cidades. Foram implantados 17,7 km de rede coletora, 1.207 ligações domiciliares, uma elevatória na Vila Nova e um sistema de pós-tratamento, ampliando a cobertura e promovendo saúde pública e qualidade ambiental.

Na área da educação, a Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador passou por reforma parcial e adequações de acessibilidade, com investimento de R$ 3,5 milhões. A unidade teve substituição de cobertura, revisão elétrica e hidrossanitária, reforma de banheiros e cozinha, calçadas adequadas e revitalização da quadra poliesportiva. Também recebeu R$ 209 mil em novos mobiliários e equipamentos, como ar-condicionado, mesas, armários e tablets.

Outro destaque foi a ordem de serviço de R$ 2,6 milhões para pavimentação e drenagem no Bairro Água Azul, beneficiando o Loteamento Residencial Água Azul, onde estão sendo construídas 134 unidades habitacionais.

O prefeito Aldenir Barbosa do Nascimento agradeceu os investimentos e destacou o avanço histórico proporcionado pelas parcerias.

“A reforma da escola representa mais conforto, dignidade e aprendizado para nossos alunos. É um investimento que transforma vidas e garante um futuro melhor”, afirmou.

Ivinhema recebe investimentos em escolas, saneamento e infraestrutura

Em Ivinhema, o Governo do Estado investiu R$ 6,9 milhões na reforma e modernização da Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo, que também foi equipada com novos mobiliários, ar-condicionados, tablets e chromebooks. As melhorias incluem adequações de acessibilidade, sistemas de segurança, reforma de banheiros, pintura geral e revitalização da quadra esportiva.

O governador Riedel destacou que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul é fruto da união entre governo, prefeituras e bancadas estadual e federal.

“Quando essa parceria acontece, os resultados aparecem. E o que vemos aqui em Ivinhema é um exemplo disso”, disse.

No saneamento, a Sanesul executou R$ 30,4 milhões em obras, com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, um emissário, 98,3 km de rede coletora, 6.412 ligações domiciliares e quatro estações elevatórias, ampliando significativamente a cobertura do sistema.

Na infraestrutura urbana e rural, o município recebeu R$ 9,2 milhões para restauração funcional dos bairros Guaíra, Piravevê e Centro; R$ 2,9 milhões para controle de erosão no bairro Triguenã; e R$ 2,6 milhões na pavimentação e drenagem do Distrito de Amandina.
Pelo MS Ativo, foram aplicados R$ 4,1 milhões em restauração asfáltica e R$ 3,8 milhões na construção de três pontes de concreto armado sobre o córrego Santa Rosa.

O prefeito Juliano Ferro destacou que os investimentos representam um marco no desenvolvimento local. “Cada obra representa mais qualidade de vida e oportunidades para nossa população. Essas moradias e melhorias são fruto de muito trabalho e união de esforços”, afirmou.

Durante o evento, Riedel anunciou que a Agesul publicou hoje (17) a contratação do projeto da região de Ivinhema, com 647 quilômetros de revitalização e recapeamento asfáltico, interligando Ivinhema à MS-475, em direção a Novo Horizonte do Sul.

O governador também se comprometeu a apoiar a reforma do Hospital Municipal de Novo Horizonte do Sul e anunciou novas obras de infraestrutura e habitação.

“Cada obra, cada ação e cada investimento têm um propósito: melhorar a vida das pessoas. E é isso que nos move todos os dias”, concluiu Riedel.

Entregas em toda a região do Vale do Ivinhema

Além de Novo Horizonte do Sul e Ivinhema, o Governo do Estado cumpre agenda nessa sexta (17) e sábado (18) nos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica e Nova Andradina, com investimentos que totalizam R$ 160 milhões em obras entregues e novas ordens de serviço.

Os atos contaram com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), senador Nelsinho Trad, deputado federal Dagoberto Nogueira, deputados estaduais Pedro Caravina, Londres Machado, Ronaldo Modesto, Zé Teixeira, Lia Nogueira e Mara Caseiro, além dos secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e diversas autoridades regionais. Com informações do Governo do MS

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários