Papa chega à Bolívia e é recebido por Evo


O Papa Francisco chegou nesta quarta-feira (8) no aeroporto de El Alto, vizinho da cidade de La Paz, na Bolívia, onde foi recebido pelo presidente Evo Morales. Francisco abraçou o presidente, que lhe entregou uma pequena bolsa andina que é conhecida como "chuspa", usada para carregar folhas de coca, entre outras coisas.

Os líderes participaram de uma cerimônia no aeroporto. Depois, devem seguir para o palácio presidencial. Por razões de saúde, Francisco, de 78 anos, que perdeu parte de um pulmão quando era jovem devido a uma doença, ficará em La Paz, que está 3.650 metros acima do nível do mar, por apenas cerca de quatro horas e seguirá, então, para Santa Cruz.

No avião, ele tomou um chá de folhas de coca, flor de camomila e sementes de anis para amenizar os efeitos da altitude na chegada ao aeroporto internacional mais elevado do mundo, segundo reporta a agência Reuters.

A coca é o principal ingrediente da cocaína, mas há séculos as pessoas da região andina mastigam folhas de coca ou tomam chá de coca devido às suas propriedades medicinais.

Uma aeromoça disse à Reuters que o Papa tomou uma mistura chamada "Trimate", com os três ingredientes. O chá também foi oferecido a jornalistas no voo.

Um ministro boliviano disse há 10 dias que Francisco havia dito a autoridades do governo que gostaria de mastigar folhas de coca quando estivesse no país. Um porta-voz do Vaticano afirmou, no entanto, que a decisão caberá ao pontífice argentino.

Francisco voou para a Bolívia a partir do Equador, onde chegou no último domingo (5). A viagem do pontífice pela America do Sul inclui ainda uma visita ao Paraguai. O Papa não parecia ter qualquer dificuldade quando saiu do avião e enquanto lia seu discurso de boas-vindas.

Diálogo e inclusão
Em sua chegada, Francisco reconheceu "os passos importantes" do governo de Evo Morales em matéria de "diálogo" e "inclusão" na vida econômica e social do país, e garantiu a atuação da Igreja na defesa de ambos.

"A Bolívia está dando passos importantes para incluir amplos setores na vida econômica, social e política do país, e suas leis reconhecem os direitos das minorias", declarou o pontífice em seu encontro com Morales.

Diversos bolivianos se concentraram na Praça de Murillo para receber o Papa, em sua primeira visita ao país.

Na sexta-feira, continuando sua prática de visitar prisões desde que era arcebispo em Buenos Aires, o Papa Francisco entrará na prisão de segurança máxima Palmasola, que ocupa 34 hectares na cidade mais povoada da Bolívia, Santa Cruz.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!