Astrônomos fotografam planeta parecido com Júpiter em outro sistema solar

Band


Astrônomos tiraram uma fotografia de um planeta jovem em outro sistema solar que poderia dar pistas sobre como são formados planetas como Júpiter e influenciar seus planetas irmãos, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira.

Cientistas usaram o dispositivo Gemini Planet Imager, montado sobre um telescópio no Chile, para encontrar o planeta, conhecido como 51 Eridani b. O planeta gira ao redor de uma estrela muito jovem parecida ao Sol localizada a 96 anos-luz da Terra.

O planeta, que é cerca do dobro de Júpiter, está posicionado um pouco mais distante de sua estrela-mãe do que Saturno orbita ao redor do Sol e o 51 Eridani b é um dos menores planetas além do sistema solar a ser fotografado diretamente.

O planeta, que ainda irradia calor após sua formação há menos de 20 milhões de anos, ou cerca de 40 milhões de anos depois da extinção dos dinossauros, brilha sob a luz infravermelha, que é a maneira em que foi detectado pelo telescópio.

"O 51 Eri b dá a oportunidade de estudar em detalhe um planeta que ainda é influenciado pelas suas condições iniciais de formação", escreveram o astrônomo da Universidade de Stanford, Bruce Macintosh, e seus colegas na edição desta semana da revista Science.

Análises posteriores revelaram que a atmosfera do planeta é dominada pelo metano, assim como a de Júpiter. A descoberta é uma pista importante para cientistas que tentam determinar como esse tipo de planeta gigante gasoso se forma e evolui.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!