Cenário político em Nova Andradina aponta eleição ''inédita'' em 2016

Pela primeira vez na história município poderia ter cinco candidatos a prefeito

Da Redação


A quase um ano das eleições municipais de outubro do ano que vem, o cenário político em Nova Andradina desenha um pleito inédito, com a possibilidade de pelo menos cinco nomes entrarem na disputa pelo comando do principal município do Vale do Ivinhema.

Com direito pleitear a reeleição, o prefeito Roberto Hashioka, ainda que não tenha manifestado publicamente a intenção de concorrer ao seu quarto mandato, é candidato natural para o próximo ano, tanto pelo seu atual partido, o PMDB, como pelo PSDB, onde sua eventual filiação foi ventilada nas últimas semanas.

O atual vice-prefeito Milton Sena (PDT), a exemplo do ano que antecedeu as eleições municipais de 2012, foi um dos primeiros a anunciar sua pré-candidatura. Independente de coligações, o pedetista assegura que desta vez irá para a disputa, tanto que já viabiliza pré-candidatos a vereador para montar uma chapa pura.

Cogitado para enfrentar seu ex-aliado Roberto Hashioka, o ex-prefeito Gilberto Garcia (sem partido) também pode pintar como alternativa. Tanto é que sua filiação ao PR, que de 2009 a 2012 foi oposição ao seu mandato, é tida como certa. Garcia foi eleito em 2008, mas, em baixa, não disputou a reeleição em 2012.

Ainda neste cenário, “correndo por fora” está o ex-presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, o Nenão (PMDB). Contudo, caso o atual prefeito de Nova Andradina opte por concorrer à reeleição e permaneça em seu atual partido, o mesmo de Nenão, sua virtual candidatura pode não decolar, mas, por outro lado, uma mudança de legenda, sem riscos de perder o mandato na Câmara por infidelidade partidária, poderia voltar a viabilizar seu nome.

Presente no último pleito municipal, o PT já elencou pelo menos três nomes para as eleições do ano que vem. O vereador Vicente Lichoti, o ex-vereador Tadao e o empresário Edilson do Gás buscam viabilizar seus nomes.

Entre os petistas, Tadao é o único que já disputou a prefeitura, em 2012, quando, ao lado de Edilson como vice, foi derrotado pelo atual prefeito.

Em 2008, Tadao foi candidato a vice em uma chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito Milton Sena, quando também foram derrotados, desta vez pelo ex-prefeito Gilberto Garcia, com o apoio do prefeito da época, Roberto Hashioka.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!