IFMS promove atividades na Semana do Meio Ambiente

Redação


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir deste sábado (02), uma série de ações relacionadas à Semana do Meio Ambiente. A maior parte das atividades é voltada aos estudantes da instituição.

A programação está concentrada, principalmente, entre os dias 4 e 9 de junho. Algumas atividades se estendem ao longo do mês. São mini cursos, oficinas, palestras, mutirões de limpeza e visitas técnicas.

Confira, abaixo, as principais atividades por Campus.

Aquidauana – Neste sábado, um grupo de alunos fará a análise da água e do solo das margens do rio Aquidauana e, depois, o plantio demudas nativas. Na segunda-feira, 4, serão oferecidas oito oficinas. Nos dias 5e 6, estão previstas palestras e a exibição de fotos e vídeos produzidos por estudantes. No dia 30, sábado, será feita a limpeza do Morrinho Pimentel.

Campo Grande – A semana começa comum a série de palestras seguidas de debates. O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS, Paulo Esselin, abre o ciclo com o tema “A pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do Pantanal Sul-Mato-Grossense”. Nos dias 5 e 6, os estudantes farão uma visita técnica ao Parque Estadual do Prosa.

Corumbá – Na abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, neste sábado, professores do IFMS vão ensinar o preparo de sabão a partir do óleo doméstico usado. Na segunda-feira, 4, estão previstas palestras e na terça, 5, uma mesa redonda sobre sustentabilidade e erradicação da pobreza. Na sexta, 6, esculturas e robôs feitos de materiais recicláveis serão apresentados.

Coxim – Mini cursos e oficinas abrem a programação do Campus na segunda-feira, 4. Na terça, 5, será exibido o filme “História das Coisas” e, na seqüência, terá início uma roda de discussões.No último dia da Semana do Meio Ambiente, o destaque será a mesa-redonda sobre os prós e os contras da produção de energia em pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s).

Nova Andradina – Na segunda e na terça, estão previstas apresentações de teatro com a peça “Chapeuzinho Verde”, nos três períodos. Os estudantes vão participar, também, do plantio de árvores no Campus. A programação prevê, ainda, a exibição do documentário “À margem do Xingu: vozes não consideradas”, além de um concurso de redações.

Ponta Porã – A programação será aberta com uma palestra sobre a coleta e a disposição de resíduos sólidos para a melhoria nas condições de vida de brasileiros e paraguaios. Na terça-feira (05), os estudantes farão um mutirão de limpeza no Campus, recolhendo e separando o lixo. No encerramento, a palestra será sobre a destinação de resíduos recicláveis.

Três Lagoas – Na terça-feira, 5,os estudantes do Campus farão visitas técnicas. No período da manhã, à estação de tratamento de água e esgoto e, à tarde, ao aterro sanitário do município. À noite, está programada uma mesa-redonda com professores do IFMS que vão discutir grandes questões ambientais da atualidade.

A programação completa nos sete Campi está no disponível no site www.ifms.edu.br.


Meio ambiente – Pelo segundo ano consecutivo, o IFMS promove atividades relacionadas à temática ambiental no mês de junho. O período é uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05). A data foi criada há 40 anos, durante a Conferência de Estocolmo, o primeiro encontro para tratar do futuro ambiental do planeta.

Entre os dias 13 e 22de junho, chefes de Estado vão se reunir na Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. A ideia é traçar uma agenda comum para as próximas décadas.

Assessoria
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!