Tocar bem o negócio na web dá lucro em 6 meses

Diário SP


Abrir um negócio sem se preocupar com a sala comercial. Essa é a condição do e-commerce que mais atrai futuros empreendedores, até mesmo os micro e pequenos.

A “loja”, no caso, é um site. Ao lado você tem exemplos de custos e tipos de páginas. É bom lembrar que investimentos com publicidade (essencial, pois os consumidores precisam saber que sua loja existe) e com a compra de mercadorias não estão dentro dos custos que aparecem ao lado - ali, só o montante para “abrir” o site.

“Se fizer direitinho o ‘dever de casa’, possivelmente no período de 6 meses a 9 meses o empreendedor vai faturar pelo menos 10 vezes o que investe em propaganda. Existem casos de lojas que investiram R$ 3 mil e faturaram R$ 30 mil e casos de lojas que investiram R$ 30 mil e faturaram até R$ 300 mil”, afirma Jaqueline Aparecida de Almeida, gerente do Sebrae.

A maioria dos micro empresários que optam pelo e-commerce o fazem após sucesso no comércio convencional. Porém, tanto para estes quanto para quem entra direto nos negócios virtuais, algumas orientações são importantes.

“As principais dicas são: promover o site, responder rapidamente e-mails, tomar cuidado com e-mails automáticos, buscar a fidelização, ter uma política clara de segurança, oferecer variadas opções de pagamento e atualizar o site constantemente”, diz Jaqueline. É importante também trabalhar com redes sociais e torná-las não apenas um instrumento de divulgação, mas também de fazer negócios.

Os tipos de negócios na internet

1º – Modelo básico
Você paga uma mensalidade e recebe um login e senha para já começar a operar sua loja. Existem modelos para você escolher como será o visual. É possível alterar o layout, caso você contrate um web designer. É um sistema que lembra blog.
Vantagens: velocidade na abertura da empresa e custo
Desvantagens: menos flexibilidade para funções e foco para pequenas lojas
Custo: R$ 50 a R$ 2 mil

2º – Modelo padrão
A área administrativa segue um padrão e é desenvolvida sob demanda para suprir as necessidades da loja virtual
Vantagens: flexibilidade em ter uma loja a altura da concorrência e estrutura para atender dezenas de milhares de clientes e transações
Desvantagens: maior prazo de desenvolvimento - em média de 3 a 6 meses - e custo mais elevado
Custo: R$ 15 mil a R$ 50 mil

3º – Modelo avançado
Sistema desenvolvido sobre planejamento da loja. Tudo é desenvolvido do zero e atende totalmente as necessidades e particularidades da loja.
Vantagens: total flexibilidade de funções; atende totalmente às necessidades previstas
Desvantagens: prazo longo, custos altos e necessidade de planejamento muito mais complexo
Custo: Acima de R$ 50 mil
 

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