Vídeo mostra captura de onça encontrada na área urbana de Dourados

Apesar de ter sido atingido por dardos com sedativos, animal caiu em rede de contenção ainda acordado e deu trabalho para equipes da PMA e do Corpo de Bombeiros

Da Redação


A captura da onça-parda encontrada no final da manhã de terça-feira (30) em um bairro da área urbana de Dourados, exigiu muito esforço das autoridades. Mais de 24h após o início da operação, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e do 2º Grupamento de Bombeiros Militar conseguiram atingir o animal com dardos de sedativos. O felino caiu sobre uma rede e foi colocado numa jaula.

Leia também

>> Onça parda continua em cima de árvore em bairro de Dourados

>> Onça parda é encontra em cima de pé de jaca em Dourados

Com peso estimado entre 80 e 100 quilos, essa onça foi flagrada com um morador da Vila Rosa sobre um pé de jaca na rua Santos Dumont. Desde ontem as autoridades ambientais faziam o cerco da localidade. Foram várias tentativas de acertar o animal com os tranquilizantes trazidos por uma guarnição da PMA de Campo Grande.

Mas somente no início da tarde desta quarta-feira (31) houve sucesso. Apesar de estar sob efeito dos tranquilizantes que a atingiram, a onça caiu ainda acordada sobre a rede de contenção segurada por policiais no quintal de uma residência. Pessoas que acompanhavam tudo de perto correram para ajudar empurrando a jaula mais próxima do animal.

Segundo as equipes da PMA envolvidas na operação, a onça-parda deverá ser levada para exames na Capital. Somente depois será decidido o destino do animal, que pode ser devolvido à natureza.

Quando a onça estava em cima do pé de jaca – Foto: Franz Mendes

Captura

A reportagem da “94FM Dourados” apurou que pelo menos cinco dardos foram disparados contra o animal na noite de ontem, mas a agulha não ficou presa no couro. Várias tentativas foram realizadas durante a madrugada, mas sem sucesso. A terceira equipe da PMA chegou de Campo Grande era em torno de 11h, e foi apenas por volta de 12h30 que a onça conseguiu ser retirada da árvore, depois de resistir por pelo menos uma hora ao ser atingida pelos dardos com tranquilizantes.

Como Dourados não tem dardos com tranquilizantes que podem ser necessários para sedar o animal, uma equipe de Campo Grande foi chamada para trazer esse material. Porém, a primeira guarnição da PMA, no período da tarde, utilizou um tipo de dardo que não foi eficaz para atingir a onça. Logo depois, outra equipe foi solicitada para se deslocar e trazer o dardo correto. Quando essa segunda equipe chegou, por volta das 23h, também não deu certo, já que o dardo não era o ideal, assim como a primeira tentativa à tarde. Com 94FM Dourados

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!