Trio preso em Batayporã é especialista em arrombamento de caixas eletrônicos no país

Suspeitos já foram presos em Campo Grande, São Paulo e Espírito Santo

Da Redação


Os suspeitos Jadson Constante, de 33 anos, Tiago Bispo, de 35 anos, e Edimar Wessler, de 49 anos, são especialistas em arrombamentos de caixas eletrônicos no Brasil, é o que aponta a Polícia Civil de Santa Catarina.

Leia também

| Justiça decreta prisão preventiva a trio que tentou furtar Bradesco em Batayporã

Polícia Civil investiga se grupo teve apoio logístico em Batayporã para cometer tentativa de furto no Bradesco

Três são presos arrombando cofre de posto de atendimento do Bradesco em Batayporã

 

O Jornal da Nova apurou que, o mais velho, Edimar Wessler, de 49 anos, em 2003, como consta no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, com mais ao menos quatro pessoas praticaram furtos em caixas eletrônicos de instituições bancárias em Campo Grande. Ele foi preso em flagrante.

O magistrado da 1ª Vara Criminal da Comarca de Campo Grande condenou Edimar Wessler a pena de 4 anos de reclusão em regime fechado e ao pagamento de 120 dias-multa, no incurso no art. 155, § 4º, I e IV, c.c o art. 14, II, do Código Penal.

 Edimar Wessler, de 49 anos, de óculos ao lado de policial militar - Foto: Jornal da Nova

Em Campina da Lagoa no Estado do Paraná, Edimar Wessler em 2002, junto com comparsas, entraram numa agência do Banco do Brasil, levaram cerca de R$ 45,5 mil e um revólver calibre 38 da empresa que prestava serviços de vigilância, também foi processado.

Em junho de 2017, na cidade de São Paulo, Jadson Constante, de 33 anos, foi preso juntamente com seu comparsa Valdeci dos Santos, o Javali, onde segundo a Polícia Civil na época, a dupla era procurada por arrombamento de caixas-eletrônicos em vários estados do País. A dupla, segundo a polícia, respondiam a pelo menos 15 inquéritos relacionados a este tipo de crime.

Eles foram presos durante uma ação conjunta entre investigadores do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

 Jadson Constante, de 33 anos, preso com seu comparsa em 2017 em São Paulo - Foto: Arquivo/Polícia Civil

No carro que eles ocupavam no dia da prisão, um Chevrolet/Ônix, no porta-malas os policiais encontraram ferramentas sofisticadas, utilizadas para cortar o aço dos equipamentos, entre elas uma furadeira com imantação elétrica. Um comparsa, que acompanhava a dupla conseguiu fugir.

Já Tiago Bispo, de 35 anos, foi preso com um comparsa em junho de 2018, em Vitória no Espírito Santo numa tentativa de furtar uma agência bancária no bairro Goiabeiras.

Os suspeitos foram presos após passarem mais de duas horas observando um banco em Jardim América, Cariacica. A tentativa de furto ao banco em Goiabeiras aconteceu no dia 31 de maio.

 Tiago Bispo, de 35 anos, quando foi preso em Vitória no Espírito Santo - Foto: Arquivo/Polícia Civil

Na ocasião, o objetivo da dupla não se consolidou, pois um vizinho viu a movimentação no local e eles acharam melhor desistir do roubo. Porém, os suspeitos já haviam feito um buraco na parede da tesouraria do banco e cortado os fios de alarme e comunicação (telefônicos).

Tiago Bispo e comparsa que foi preso na época, João Vitor de Cordoba, têm passagens pelo mesmo crime em outros seis estados brasileiros: Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (duas vezes) Sergipe e São Paulo além de serem investigados em várias outras regiões do país.

Segundo a polícia, Santa Catarina é um reduto desse tipo de criminosos, porque lá são fabricados caixas eletrônicos que são distribuídos no país. Os suspeitos chegaram ao Estado seis dias antes da prisão, e alugaram um carro para permanência de 21 dias. Em depoimento, eles afirmaram que pretendiam roubar duas agências do Banco do Brasil: uma em Jardim América, Cariacica, e outra em Jardim Limoeiro, na Serra.

Naquela ocasião, os suspeitos foram autuados por tentativa de furto qualificado e associação criminosa.

O trio preso em Nova Andradina entrando na viatura nesta segunda-feira (9) - Foto: Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!