Pesquisa Ranking: Dr. Leandro cresce em todos os cenários enquanto Dione estaciona na casa dos 25%

Jornal da Nova comparou as duas pesquisas divulgadas em períodos diferentes: A primeira em novembro de 2023 e a segundo neste mês de julho de 2024

Da Redação


Duas pesquisas eleitorais encomendadas pelo site “Diário MS News”, divulgadas em períodos diferentes, mostram que a ex-deputada estadual Dione Hashioka mantém a liderança com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Dr. Leandro Fedossi, porém, o tucano cresce em todos os cenários definidos.

Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, os dados foram colhidos nos dias 15 e 17 de novembro de 2023, junto a 1.000 moradores, com 16 anos ou mais de idade. Na segunda pesquisa, foram entrevistados 500 moradores de Nova Andradina entre os dias 16 a 20 de julho de 2024.

No primeiro período, a pesquisa espontânea mostrava que Dione Hashioka (União Brasil) liderava as intenções de voto com 25,8%. Oito meses depois, a segunda pesquisa traz a pré-candidata estacionada nos mesmos 25,4%.

Já o pré-candidato do PSDB, teve um crescimento bem expressivo se comparado os períodos da pesquisa. Em novembro de 2023, quando Dr. Leandro ainda não tinha confirmado sua intenção de disputar a Prefeitura já aparecia na pesquisa com 6,3% da preferência do eleitor. Agora, este índice chega a 15,8% na espontânea, ou seja, um crescimento de 250%.

Nos demais cenários, apesar de Dione Hashioka manter sua liderança, Dr. Leandro mostra que sua pré-candidatura, cada vez mais fortalecida com o apoio de outros partidos políticos (MDB, Republicanos, PSB, Podemos e PL), ganhando espaço e a confiança da população.

Na pesquisa anterior, Dione liderava os três cenários definidos pelo “Diario MS News” com ampla margem de vantagem. Oito meses depois, o resultado da segunda pesquisa de intenção de voto mostra que a ex-deputada se mantém na liderança, contudo, Dr. Leandro segue subindo em todos os cenários, com índices superiores ao de Dione Hashioka.

Em novembro de 2023, na estimulada 1, Dione tinha 42,1% das intenções de voto, e 46,3% na estimulada 2. Agora, esteve índice cai para 38,8% na estimulada 1 e aumenta para 51% na estimulada 2, oscilando para baixo e para cima, com pequeno crescimento no segundo critério (estimulada 2).

Já o candidato tucano, Dr. Leandro, apresentava na estimulada 1 e na 2, índices de 12,2% e 15,2%. Agora, chega a 25% nos dois medidores do Instituto Ranking, o que representa um salto de 200% nas intenções de voto.

No tocante a rejeição dos pré-candidatos, Dr. Leandro praticamente segue com os mesmos índices, 5,7% na primeira pesquisa e 6% nesta mais recente pesquisa. Dione tinha 4,5% de rejeição e agora chega a 7%.

Ambos os concorrentes ainda não oficializaram suas candidaturas. A convenção do PSDB está marcada para o dia 30 de julho. Já a convenção do União Brasil para o dia 3 de agosto.

A grande expectativa para o lançamento das duas candidaturas majoritárias a Prefeitura de Nova Andradina fica por conta da definição dos candidatos a vice-prefeito, já que outros pré-candidatos a prefeito ainda não bateram o martelo e podem se unir a Dr. Leandro ou a Dione para fazer a dobradinha na chapa (prefeito/vice) e fortalecer ainda mais a disputa eleitoral municipal.   

As duas pesquisas foram encomendas pelo site "Diário MS News" e registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.

Vale ressaltar que as pesquisas ainda trazem os dados/levantamentos de intenções de votos de outros pré-candidatos como Hernandes Ortiz (PP), Milton Sena (PDT), Marcos Dan (PT) e Arion Aislan (PL). 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários